SAÚDE

Mobilização garante transplante de coração em Porto Alegre

Uma ação conjunta da Central de Transplantes, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Polícia Rodoviária Federal permitiu, nesta quarta-feira, 22, a realização de um transplante de coração
Por Redação / Publicado em 23 de junho de 2022

Envios diários

Envios diários

Foto: Clovis Prates/HCPA

Os hospitais estão retomando os transplantes no país pós-pandemia

Foto: Clovis Prates/HCPA

A captação do órgão ocorreu no interior do estado, graças a um gesto de solidariedade da família que doou os órgãos de seu ente querido.

Como o coração resiste cerca de quatro horas entre ser retirado e transplantado, cada instante é fundamental. As condições climáticas inviabilizaram o transporte aéreo e, graças ao apoio da PRF, o carro da Central de Transplante em que estava a equipe do HCPA conseguiu realizar o trajeto em tempo hábil e com segurança. O transplante ocorreu à noite, no Clínicas.

O número de transplantes no Brasil, durante a pandemia caiu drasticamente. Segundo o médico Roberto Manfro, chefe do Serviço de Transplante do HCPA, “está ocorrendo uma recuperação, mas ainda em patamares bem inferiores ao período pré-pandemia”.

Para se ter uma ideia, em 2019, um ano antes da pandemia, somente o HCPA realizou 406 transplantes. Em 2020, foram 199 e, no ano passado, 259. Até maio de 2022 foram realizados 136 transplantes.

No Rio Grande do Sul, estão em lista de espera por transplante 2.591 pacientes, segundo a Central de Transplantes do estado. Só por transplante de coração, são 12 pacientes em lista. No país, são 50.604 pacientes em lista de espera. Destes, 363 a espera de um coração (52 são pacientes pediátricos), de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (Abto).

Comentários