EDUCAÇÃO

Reitores pedem reinvestimento na educação a Lula

Reitores de universidades comunitárias, das federais e diretores de institutos de educação entregaram documento ao pré-candidato para repor orçamento da educação caso seja eleito
Por Flávio Ilha / Publicado em 3 de junho de 2022

Um grupo de reitores e diretores

Reitores pedem reinvestimento na educação a Lula

Foto:Jéssica Pacheco/Urcamp/Divulgação

Em nome dos demais reitores, a presidente da Comung, Lia Maria Herzer Quintana entregou documento a Lula

Foto:Jéssica Pacheco/Urcamp/Divulgação

de universidades federais, comunitárias e de institutos federais de educação entregou ao pré-candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, um documento com seis reivindicações para retomar os programas de acesso e permanência de jovens no ensino superior.

A carta, coordenada pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), destaca que existem 90 mil vagas ociosas no sistema federal em parceria com instituições privadas de ensino. Cerca de 40 integrantes do grupo participaram da reunião.

Reitores e diretores

Os reitores e diretores reivindicam a reposição do orçamento da área de educação, ciência e tecnologia e a revisão do teto de gastos imposto pela emenda constitucional 95, “que impede a possibilidade concreta do direito à educação e ciência de qualidade social”. E lembram que a lei 12.881/13 garante transferência de recursos públicos às universidades comunitárias para o desenvolvimento de atividades de interesse público.

“A cooperação é viável, legalmente sustentável e beneficia a sociedade e as comunidades educativas regionais com a ocupação das vagas oferecidas. O Sistema Federal pode aproveitar a capacidade instalada numa visão de complementaridade e sinergia de esforços, vez que se torna mais ágil e econômico subsidiar vagas já ofertadas por instituições de qualidade do que instalar novas instituições de ensino superior”, menciona o documento.

Comunitárias

As instituições comunitárias de ensino superior (ICES) concentra 14 unidades no Rio Grande do Sul espalhadas por 42 campus e com cerca de 150 mil alunos. Além disso, as ICES têm 13 incubadoras tecnológicas, 11 centros de tecnologia e quase 4 mil projetos de pesquisa. As instituições pedem a ampliação do financiamento do ensino superior (Fies) ou a aplicação de um novo modelo de acesso para populações de baixa renda.

“O modelo atual está limitado, em termos de recursos, e com pequena garantia de pagamento, pelo estudante. Essa situação amplia drasticamente a inadimplência do programa e traz às instituições a responsabilidade de serem credoras. Entendemos ser fundamental a revisão do programa e sua manutenção com outras bases de garantia e cobrança”, defendeu a reitora da Urcamp e presidente da Comung, Lia Maria Herzer Quintana.

Parcerias

Lula recebeu o documento acompanhado do ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante, que coordena a elaboração do programa de governo petista. Segundo ele, as instituições comunitárias têm condições para estabelecerem termos de parceria para contemplar a oferta de vagas em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Mas disse que a questão será analisada pelo grupo de técnicos empenhado em elaborar o programa de governo.

Representantes das comunitárias

No ato de entrega da carta do Comung a Lula, estavam presentes Maria do Rosário, propositora da Lei das Comunitárias, e a ex-presidente da República Dilma Rousseff, que promulgou a Lei em 2013. Em sua fala, Lia Quintana agradeceu o convite para apresentar o Consórcio no segmento da Educação e frisou que as Instituições do Comung não visam fins lucrativos, pelo contrário, o ensino, pesquisa e extensão são focados na comunidade.

“Somos 14 instituições comunitárias distribuídas e ocupando todo estado do Rio Grande do Sul. Hoje, existe uma palavra muito em moda, e a gente não só a reproduz, como coloca em prática, que é a inovação. Há 60 anos, quando o Governo Federal não conseguia alcançar o interior, as nossas Instituições iniciaram suas atividades. Portanto, nós somos a maior e melhor inovação do Rio Grande do Sul – elas se mesclam ao desenvolvimento regional. O nosso patrimônio é todo revertido para prestação de serviços e o nosso maior interesse é a educação”, ponderou a Presidente do Comung.

Além da reitora Lia Quintana, da Urcamp, também estavam comitiva do Comung a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, o reitor da Unisinos, Pe. Sergio Eduardo Mariucci, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, o chefe de gabinete da Unilasalle, Renaldo Vieira de Souza, o relações públicas da Unisinos, Adriano Xavier, e o professor da PUCRS, Jorge Audy, que integra a  Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc).

Comentários