MOVIMENTO

Defesa da democracia mobiliza movimentos na Ufrgs

Cursos de Direito do país comemoram 195 anos com atos, nesta quinta-feira, 11, em defesa da democracia e contra manifestações antidemocráticas
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 10 de agosto de 2022
Defesa da democracia mobiliza movimentos na Ufrgs

Foto: Ufrgs/Divulgação

Prédio da Faculdade de Direito da Ufrgs, construído entre 1908 e 1910 e ampliado em 1951. O curso tem 122 anos.

Foto: Ufrgs/Divulgação

Várias atividades em defesa da democracia e do processo eleitoral brasileiro marcarão as comemorações dos 195 anos da criação dos cursos jurídicos no país na quinta-feira, 11 de agosto.

Com 122 de história, Faculdade de Direito da Universidade Federal do Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) se soma às manifestações que ocorrem em todo o Brasil.

Em Porto Alegre, o Conselho da Unidade Faculdade de Direito da Ufrgs (Consuni-Dir-Ufrgs) apresentará no prédio da centenária instituição, na Avenida João Pessoa, 80, sua manifestação à comunidade jurídica. A atividade será ponto de aglutinação dos mais variados movimentos em defesa do estado de direito no país.

Na ocasião, os ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) Neri da Silveira e Nelson Jobim realizarão pronunciamentos. Silveira é ex-professor da Ufrgs e Jobim, ex-aluno.

O evento iniciará às 11 horas e promete tomar contas das escadarias e sala 4 da faculdade. Além do manifesto da universidade gaúcha, será lida a Carta das Brasileiras e dos Brasileiros em Defesa do Estado de Direito, iniciativa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) que já conta com quase um milhão de assinaturas.

Segundo apurou o Extra Classe, para o roteiro da cerimônia foi proposto que professoras, uma aluna negra e um ex-estudante indígena do Direito da Ufrgs façam a leitura dos documentos.

Devido ao grande número de convidados, o uso de máscara será obrigatório e um telão será disponibilizado no estacionamento. A faculdade de direito da Ufrgs ainda transmitirá a cerimônia em seu canal do Youtube.

A atividade também tem como organizadores a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), a associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AmatraIV), a Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (Ajufergs), a Associação dos Procuradores do Estado Rio Grande do Sul (Apergs), a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do rio Grande do Sul (Adpergs), o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a Associação Nacional dos Procuradores Federais (Anafe) e o Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR).

Defesa da democracia mobiliza movimentos na Ufrgs

Foto: Geraldo Lazzari/Divulgação

Cláudia Lima Marques, diretora da Faculdade de Direito da Ufrgs

Foto: Geraldo Lazzari/Divulgação

Sinergia nacional em defesa da Democracia

Cláudia Lima Marques, diretora da Faculdade de Direito da Ufrgs, ressalta que o ato que define como “acadêmico-jurídico” foi organizado em conjunto “para celebrar o Direito, a Justiça e a atuação dessas carreiras jurídicas na manutenção da ordem constitucional de 1988”.

Para ela, a ação também celebra a união de todos e a sinergia nacional na defesa da Democracia.

“Como afirmou a manifestação de nosso Conselho da Unidade, devemos estar ‘atentos e ativos’ a favor da manutenção da Democracia e do Estado de Direito para as atuais e futuras gerações”, registra a diretora.

Claudia ainda afirma que a segurança jurídica do processo eleitoral, a manutenção da Democracia e do Estado de Direito interessa a todos.

“Estamos certos da importância, da simbologia e da transcendência deste pequeno ato acadêmico em nossa centenária Faculdade de Direito, que tem características próprias e sem conotações político-partidárias”, completa.

Centrais e movimentos sociais se mobilizam

Na esteira da Carta das Brasileiras e dos Brasileiros em Defesa do Estado de Direito, já estão marcados atos em 21 capitais do país em defesa da democracia e do sistema eleitoral via urnas eletrônicas que vem sendo questionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores.

A mobilização começa na capital gaúcha às 8 horas no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, o Julinho, na avenida Piratini, 76, sob promoção das centrais sindicais que rumarão em conjunto para prestigiar o ato da Faculdade de Direito da Ufrgs.

Além das centrais, mais de 30 entidades assinam uma convocação para acompanhar a leitura dos manifestos na Ufrgs.

A ideia dos movimentos sociais é, após a solenidade, promover uma grande caminhada rumo ao Palácio Piratini, sedo do governo do estado do Rio Grande do Sul.


Serviço

Ato em defesa da democracia e contra manifestações antidemocráticas em Porto Alegre
11 de agosto de 2022, a partir das 11h, na Faculdade de Direito da Ufgrs ( Avenida João Pessoa, 80)

Comentários