MOVIMENTO

28º Grito dos Excluídos terá caminhada e ato inter-religioso neste dia 7 de setembro

Evento histórico ocorre em Porto Alegre, a partir das 9h desta quarta-feira, por comida, teto, terra e trabalho. Também haverá mobilização em outras cidades do país
Da Redação / Publicado em 3 de setembro de 2022
28º Grito dos Excluídos será no 7 de setembro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Grito dos Excluídos ocorre em todas as capitais brasileiras todos os anos no 7 de setembro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nem só de tanques de guerra, blindados, soldados marchando, aviões rasantes, bandeiras verde-amarelas e atos antidemocráticos vive o 7 de setembro.  Nesta quarta-feira, em Porto Alegre, pelo vigésimo anos consecutivo, nesta data, ocorrerá o  Grito dos Excluídos e Excluídas, para celebrar o feriado da Independência do Brasil.

O evento reunirá organizações da sociedade civil, trabalhadores e trabalhadoras, representantes de movimentos sociais, pastorais sociais e comunidades em uma grande mobilização pela democracia, contra o racismo, e pelos direitos à saúde, à educação, à alimentação, à terra, à água, entre outros Direitos Humanos e da Natureza.

Com concentração às 9h, em frente à igreja São José do Murialdo (Rua Vidal de Negreiros, 550), os manifestantes percorrerão as ruas do bairro Partenon, em Porto Alegre (RS), lembrando o tema permanente da campanha do Grito dos Excluídos e das Excluídas, que é “Vida em Primeiro Lugar”, além do lema deste ano “Brasil, 200 anos de (in) dependência. Para quem?”.

A caminhada da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) também terá como chamada geral “Vida e Democracia: Não ao Golpe! Por Comida, Terra, Teto e Trabalho”.

A atividade vai se encerrar com um grito contra a fome e um Ato Inter-religioso, na Praça Francisco Alves, ao lado da igreja São Judas Tadeu, na Avenida Bento Gonçalves. Ao longo do trajeto, ocorrerão apresentações culturais e interação com as comunidades do entorno.

Como parte das atividades, no dia 1º de setembro houve mobilizações em diferentes comunidades de Porto Alegre e em outros municípios da região. No sábado, dia 3, a articulação do Grito na RMPA apoiará o lançamento da campanha nacional intitulada “Eu voto contra a fome e sede” e percorrerá as ruas do bairro em contraponto aos atos antidemocráticos convocados para o 7 de setembro.

Comentários