EDUCAÇÃO

Conselho Diretor da FAT/Urcamp muda resultado de eleição

Depois de quatro horas e meia de reunião, conselheiros acataram recurso da Chapa 2, inverteram resultado e deram vitória à Lia Quintana por 10 votos a 3; ela exercerá seu quarto mandato
Por César Fraga / Publicado em 12 de setembro de 2022

Conselho Diretor da FAT/Urcamp muda resultado de eleição

Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)

Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)

Depois de quatro horas e meia de reunião, em decisão controversa, na noite desta segunda-feira, 12, o Conselho Diretor da Fundação Áttila Taborda (FAT), fundação da qual faz parte o Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), reverteu o resultado da eleição para a reitoria, que havia sido homologado no último dia 5 pela comissão eleitoral.

Por 10 votos a 3, os conselheiros acataram o recurso da Chapa 2 e concederam o quarto mandato consecutivo a Lia Quintana, atual reitora e presidente da FAT. O professor Derli Siqueira será o vice-reitor.

O recurso pediu a revisão da fórmula de cálculos da votação e a vitória  da Chapa 2, o que foi acatado pelo conselho. Com a fórmula de cálculo apresentado pela Chapa 2 em seu recurso, diminui a a importância dos votos dos alunos, que davam vantagem à Chapa 1.

No último dia 5, a comissão eleitoral homologou a Chapa 1 como vencedora, então com o professor Antônio Evanhoé Ferreira de Souza Sobrinho para reitor e, para vice-reitor, Guilherme Cassão Marques Bragança.

“Infelizmente, o conselho tinha maioria dela (Lia) e passou por cima do estatuto da Urcamp e da FAT, da legislação maior da nossa instituição e, por maioria de votos, declarou a Chapa vencedora”, declarou  Guilherme Cassão. A Chapa 1 irá recorrer da decisão, informa Guilherme que disse ter sido ameaçado fisicamente por um dos participantes da reunião.

De acordo com Gabriel Feijó, um dos conselheiros que votou contra o recurso, o estatuto é claro no que refere à fórmula de votação. “Neste sentido não há como entender a decisão dos demais conselheiros”.

Estudantes farão protesto no Campus Central em Bagé, nesta terça-feira, 13, às 19 horas.

O Extra Classe tentou contato com a reitora Lia Quintana após o resultado da reunião, mas não obteve sucesso.

O recurso

O recurso da Chapa 2  pediu a suspensão dos efeitos do resultado da eleição enquanto o mérito é julgado.

O recurso invoca o Estatuto da FAT/Urcamp, questiona a validade da contagem, apresenta tabelas e cálculos pelos quais sairia vencedora do pleito, solicita à FAT que faça um exame detalhado da contabilização dos votos e, por fim, conclame a Chapa 2 como vencedora do processo eleitoral. O documento foi assinado pelos candidatos no dia 8 de setembro.

Leia a íntegra do recurso

Leia também:

Urcamp aguarda desempate na eleição para a reitoria

Eleições na Urcamp: oposição questiona o voto eletrônico

Polêmicas marcam as eleições para a Reitoria da Urcamp

Urcamp: Comissão Eleitoral homologa vitória da Chapa 1

Chapa 2 pede reversão do resultado da eleição na Urcamp

Comentários