POLÍTICA

Presidente da Funai nega ter sido expulso de evento da ONU em Madri

Marcelo Xavier alega que optou por sair da reunião do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe – no qual foi identificado e xingado por indigenista
Da Redação / Publicado em 1 de setembro de 2022

Foto: Reprodução/Youtube

Em meio a xingamentos de ex-servidor da Funai, Marcelo Xavier, se retira do auditório em Madri. Ele alega que não foi expulso, mas optou por sair do local

Foto: Reprodução/Youtube

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, encaminhou ofício ao Extra Classe, solicitando “direito de resposta” em relação ao conteúdo da matéria Presidente da Funai é expulso de evento da ONU em Madri, publicada no site (www.extraclasse.org) no dia 21 de julho de 2022. No comunicado, ele alega que não foi expulso porque não foi retirado pela organização do evento nem deixou o local contra sua vontade, mas sim, por opção e iniciativa própria.

Segundo o ofício, a matéria em questão “atenta contra a reputação e a imagem desta Autarquia e do seu Presidente no efetivo exercício de suas atribuições”. O comunicado reitera que “o presidente da Funai optou por sair voluntariamente do local, dada a atitude hostil e agressiva do invasor”, referindo-se ao ex-servidor da Funai, Ricardo Rao.

Nota de repúdio da Funai

A seguir, o Extra Classe reproduz na íntegra a “Nota de repúdio sobre ataques lamentáveis ocorridos durante evento na Espanha”:

“A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) vem a público manifestar repúdio aos ataques verbais proferidos contra o Presidente da Fundação, Marcelo Xavier, em 21/07/2022, em Madri, na Espanha, durante a XVI Assembleia Geral Extraordinária do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (Filac).

O Presidente da FUNAI, vítima de agressões infundadas, retirou-se do local, por sua própria iniciativa, para evitar os devaneios, as ofensas praticadas por ex-servidor da FUNAI e quiçá quaisquer ataques à integridade física, uma vez que o manifestante encontrava-se em nítida situação de instabilidade.

A FUNAI lamenta o ocorrido e destaca que tais atitudes são irresponsáveis, violentas e antidemocráticas, inviabilizando, assim, qualquer tipo de diálogo sadio e producente, que deve ser sempre pautado no respeito entre as partes. A Fundação entende que não se constroem políticas públicas na base de ofensas e argumentos destituídos de fundamento e prova. Tais atitudes não são compatíveis com o Estado Democrático de Direito.

A Fundação informa ainda que, sobre o caso, foram tomadas providências junto à Polícia Judiciária da Espanha. É importante ressaltar que, por motivos de segurança, o Presidente da FUNAI optou por sair voluntariamente do local do evento, dada a atitude hostil e agressiva do manifestante. Inclusive, os lamentáveis ataques serão objeto de ação judicial por crime contra a honra e ação de indenização por danos morais.

O manifestante que proferiu de forma agressiva os ataques verbais foi funcionário da FUNAI até o ano de 2020, tendo sido exonerado na ocasião por não ter cumprido as condições de estágio probatório. Por fim, a Fundação reforça que, enquanto instituição pública, calcada na supremacia do interesse público, não coaduna com nenhum tipo de conduta ofensiva, repudia qualquer forma de desrespeito e segue aberta ao diálogo com os diferentes setores da sociedade”.

Comentários