EDUCAÇÃO

Estudantes da Urcamp protestam em Bagé

Alunos de vários campi se reúnem em ato de protesto em frente ao prédio do Campus Central, em Bagé, contra a reversão do resultado da eleição para a Reitoria
Por César Fraga / Publicado em 13 de setembro de 2022

 

Urcamp estudantes protestam e reivindicam vitória da Chapa 1

Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)

Concentração de estudantes na última segunda-feira, 5, enquanto aguardavam o resultado das eleições

Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)

Acontece nesta terça-feira, 13, a partir das 19 horas um ato de protesto em frente ao Campus Central da Urcamp, em Bagé. O motivo é a reviravolta que foi causada pela decisão do Conselho Diretor da FAT/Urcamp, que acatou recurso da Chapa 2, derrotada no pleito, e reverteu o resultado da eleição.

O recurso apresentado e aceito por dez conselheiros e rejeitado por três, muda o cálculo e diminui o peso do voto dos alunos. O previsto no regulamento da eleição, conforme alegação dos estudantes, seria que os votos do corpo discente valeriam 10%. De acordo com o recurso assinado por Lia Quintana e Derli Siqueira, o valor do voto estudantil cai para menos de 1%.

De acordo uma das lideranças estudantis contatadas pelo Extra Classe, espera-se mais de 400 alunos de diversos campi da Urcamp. “Há alunos vindo em ônibus provenientes de São Gabriel, Alegrete e Santana do Livramento. Pelas manifestações mas redes sociais o movimento será grande”, diz o rapaz de 24 anos, que integra um dos diretórios acadêmicos. Ele prefere não se identificar para não sofrer represálias. “Tenho medo, pois alunos, funcionários e docentes já sofreram perseguição e até ameaças”, relata.

Segundo o estudante, o movimento reivindica a validação dos votos conforme estatuto da eleição (10%) e que prevaleça o que foi homologado pela comissão eleitoral no último dia 5, que seria a vitória da Chapa 1, dos professores Antonio Evanhoé e Guilherme Cassão.

“Nossa reivindicação é que apenas aconteça o que foi decidido legalmente nas urnas e seja respeitada a vitória homologada da Chapa 1. Este resultado foi alterado por um órgão que não tem competência nem para mexer no estatuto nem para mudar o resultado da eleição. O que está acontecendo é literalmente um regime ditatorial”, contextualiza o estudante.

Judicialização das eleições da Urcamp

Em contato com representantes da Chapa 1, prejudicada com a decisão do Conselho da FAT/Urcamp, o Extra Classe foi informado que na tarde desta terça, haveria uma reunião com os advogados da Chapa para definir as medidas legais que serão tomadas para judicializar o resultado da eleição.

Desde ontem a nossa reportagem entrou em contato com a Reitoria e sua assessoria e não obteve retorno.

Contraponto

Na noite de segunda-feira, 12, a reitora Lia Quintana, que acumula o cargo de reitora do Centro Universitário e de presidente licenciada do Conselho Diretor da Fundação Áttila Taborda (FAT), enviou uma mensagem a pais de alunos. O Extra Classe teve acesso ao teor do texto:

Venho aqui trazer notícias dos últimos acontecimentos sobre processo eleitoral 2022 do Colégio (Reitoria).

Após o resultado divulgado no último dia 05/09, a atual gestão denominada Chapa 2, entrou com recurso junto a comissão Eleitoral que no seu entendimento posicionou-se estar tudo ok com o resultado, dando ganho a eleição para chapa 1 (da oposição).

Mas para nossa surpresa novos estudos e revisão do somatório final dos votos foram feitos, e de acordo com “Estatuto da Instituição Vigente”, os números não condizem da forma como o somatório foi realizado vindo a chegar no resultado da eleição, estando este em desacordo p embasamento estatutário.

Desta forma, a Chapa 2 leva a situação no dia de hoje, para análise e considerações do Conselho da FAT (Fundação Attila Taborda), quando após foi apontado o equívoco, e hoje após horas reunidos, o Conselho deliberou de forma justa e baseada no documento Estatutário que a Chapa 2 levou a maioria dos votos nesta eleição, tendo peso maior votos de professores e funcionários…

Assim, venho neste agradecer a cada um de vcs que se preocupou e dirigiu-se a nós com uma palavra de carinho, ao mesmo tempo tbem de preocupação quando o resultado da vitória não cabia a nossa atual Gestão… Agradeço também pelas orações na esperança que tudo se voltasse a nosso favor.

Seguiremos a diante com trabalho sério, transparente e voltado ao melhor para nosso o aluno .. @vitoriachapa2 💪💪💪💪🥳🥳🥳🥳

Uma ótima noite a vcs!!!    

Leia também:

Conselho Diretor da FAT/Urcamp muda resultado de eleição

Urcamp aguarda desempate na eleição para a reitoria

Eleições na Urcamp: oposição questiona o voto eletrônico

Polêmicas marcam as eleições para a Reitoria da Urcamp

Urcamp: Comissão Eleitoral homologa vitória da Chapa 1

Chapa 2 pede reversão do resultado da eleição na Urcamp

 

Comentários