AMBIENTE

Fabulários, uma aventura pelo universo das águas e sua biodiversidade

Exposição interativa está aberta à visitação até 3 de dezembro, no Parque dos Rosa, em Canoas, com entrada franca
Da Redação / Publicado em 3 de outubro de 2023
Fabulários, uma aventura pelo universo das águas e sua biodiversidade

Foto: Samuel Macedo/ Divulgação

A exposição interativa que propõe uma viagem das crianças pelo universo das águas tem curadoria da escritora, jornalista e documentarista Gabriela Romeu

Foto: Samuel Macedo/ Divulgação

Uma exposição interativa que tem o objetivo de promover o resgate da memória afetiva pelos rios e colocar em evidência uma outra relação da cidade com sua geografia.

Essa é a proposta de Fabulários – as águas, suas gentes, memórias, plantas, bichos e outros seres, mostra que foi inaugurada no dia 2 de setembro e segue aberta à visitação até o dia 3 de dezembro, no Parque dos Rosa, em Canoas.

Dirigida por Camila Alves (Vermelho Produções, a exposição tem curadoria da escritora, jornalista e documentarista Gabriela Romeu, autora de livros que recontam o real e o imaginário das infâncias brasileiras, entre os quais Diário das Águas, que serve de inspiração para a exposição. Gabriela também é pesquisadora do projeto Infâncias por diferentes rios brasileiros.

A cenografia é assinada por Silvana Marcondes e Julio Dojcsar, ambos multiartistas dedicados ao teatro, cinema e intervenções urbanas.

Experiências sensoriais

Fabulários é uma exposição cenográfica e interativa, com experiências sensoriais, que convida o público infantil a navegar pelo universo das águas, sua biodiversidade, assim como a conhecer os povos ribeirinhos, suas histórias, brincadeiras, tradições e saberes.

“A partir de uma perspectiva poética e lúdica, a mostra aborda o patrimônio cultural das águas e a relação das infâncias com esse elemento tão essencial à vida”, explica a autora.

A mostra parte de um percurso de investigação e convida o público a navegar no tema, que sensibilizará as crianças para a importância dos recursos hídricos e sua urgente preservação, das memórias das águas e da riqueza imaterial dos rios.

Neste percurso, há instalação multimídia, contextos investigativos das águas, embarcação com as paisagens das “infâncias das beiradas”, “uma entidade dos rios que nos convida a sentar e ouvir histórias, um rio no quintal para brincar e contemplar, uma oca para que se possa escutar”, entre outras propostas, congregando jogos poéticos, sensibilizações, narrativas e oficinas.

O projeto “Fabulários” é incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei 8.313/91, tem o patrocínio da Ambiental Metro Sul e Instituto Aegea, apoio Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro, Secretaria de Educação de Canoas e Secretaria de Cultura de Canoas, realização Governo Federal – União e Reconstrução.

Serviço

Quando: De 2 de setembro a 3 de dezembro.
De terças a sextas, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Sábados e domingos, das 14h às 18h)
Local: Parque Dos Rosa (Av. Victor Barreto, 2186, Canoas)
Entrada franca
Agendamentos: fabularios.agendaescolas@gmail.com

Comentários