Quem Somos

O jornal Extra Classe é uma publicação do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul – Sinpro/RS, produzido por jornalistas profissionais graduados.

Orientado pelos princípios éticos e técnicos do jornalismo, tem como objetivo contribuir para o debate sobre questões importantes da atualidade como meio ambiente, direitos humanos, cultura, educação, política, economia e, em especial, movimentos sociais e de trabalhadores.

De março de 1996 a dezembro de 2022, a edição impressa teve periodicidade mensal. A partir de 2024, as edições impressas passaram a ser bimestrais, com tiragem de 23 mil exemplares. A distribuição é centrada nos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul, associados ao Sinpro/RS, que recebem as edições em casa.

O site extraclasse.org.br foi lançado em março de 2014, em comemoração aos 18 anos de publicação mensal ininterrupta do Extra Classe, e traz em destaque a íntegra da edição do respectivo mensal e conteúdo produzido especialmente para a web. Mantém ainda todo o arquivo das edições mensais.

Ao longo de sua trajetória conquistou 47  prêmios de jornalismo, concorrendo com a mídia tradicional diária.

O Extra Classe tem como colunistas o jornalista e sociólogo Marcos Rolim, a auditora fiscal Maria Lucia Fattorelli, o jornalista Moisés Mendes, o escritor Luis Fernando Verissimo, o educador e pesquisador Gabriel Grabowski, o jornalista Marco Weissheimer e a economista Anelise Manganelli.

O humor tem espaço cativo no jornal, com os traços de Edgar Vasques, Santiago, Rafael Corrêa.

A história completa do jornal Extra Classe pode ser acessada na página do jornal na Wikipedia.