Prêmios

2023

1º Lugar, na categoria Universitária, do 10º Prêmio de Jornalismo da Associação da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (Adpergs), com a reportagem A mulher encarcerada é condenada duas vezes, pela justiça e ao abandono, das estudantes Eduarda Ferreira, Giulia Godoy, Paola De Bettio e Yasmim Borges, veiculada em julho.

3º Lugar, na categoria Universitária, do 5º Prêmio Livre.Jor Jornalismo Mosca, com a reportagem A mulher encarcerada é condenada duas vezes, pela justiça e ao abandono, das estudantes Eduarda Ferreira, Giulia Godoy, Paola De Bettio e Yasmim Borges, veiculada em julho.

1º Lugar, na categoria Universitária, do 3º Prêmio de Jornalismo da THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, com a série de reportagens Violência obstétrica com dano irreversível em Passo Fundo e Pelotas tem a primeira condenação por violência obstétrica do RS, veiculadas no mês de julho.

2º Lugar no 65º Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo, na categoria Charge, com A imagem do Exército, de Neltair Rebés Abreu, Santiago, publicada na edição de setembro e outubro de 2023.

2022

Menção Honrosa do Prêmio Direitos Humanos, com a entrevista A necropolítica dos planos de saúde, do jornalista Gilson Camargo, publicada na edição de agosto de 2022.

2021

3º Lugar, na categoria Jornal/Revista (impresso) do Prêmio Amrigs de Jornalismo 2021, com a reportagem Agrotóxicos: o veneno está no ar, no solo, na água e na mesa dos gaúchos, do jornalista Thiago Kern Copetti, publicada na edição de abril de 2021.

3º Lugar, na categoria Iniciativas do poder judiciário durante a pandemia, do 1º Prêmio Themis de Jornalismo, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, com a série de matérias Justiça nega recursos e mantém suspensão das aulas presenciais no Rio Grande do Sul, de autoria do jornalista Gilson Camargo, publicada no org.br entre 30 de março e 3 de maio de 2021 é o resultado da cobertura dos julgamentos e mediações do TJRS e da interlocução do Sinpro/RS com o judiciário contra o retorno às aulas presenciais no momento mais crítico da pandemia.

2020

1º Lugar no 62º Prêmio ARI/ Banrisul de Jornalismo, na categoria Charge, com Vida Normal, de Neltair Rebés Abreu, Santiago, publicada na edição de maio de 2020.

Menção Honrosa no 62º Prêmio ARI/ Banrisul de Jornalismo, na categoria Charge, com Arca de Noé, de Neltair Rebés Abreu, Santiago, publicada na edição de agosto de 2020.

2019

1º Lugar na categoria Webjornalismo na 6ª edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo com a reportagem Sementes crioulas mobilizam produtores do Vale do Taquari, de Gilson Camargo, publicada no Extraclasse.org em 23 de maio de 2019.

2º Lugar no 61º Prêmio ARI/ Banrisul de Jornalismo, na categoria Jornalismo em Economia com a reportagem Empresas devem mais de R$ 1 trilhão à Previdência, de Gilson Camargo, publicada no extraclasse.org, em agosto.

Menção Honrosa no 36º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, na categoria Reportagem com Mina Guaíba: quanto vale o pré-sal gaúcho, de Naira Hofmeister, publicada na edição de junho.

Menção Honrosa no 61º Prêmio ARI/ Banrisul de Jornalismo, na categoria Charge com Burrinhos em festa (publicado como Burros com líder), de Neltair Rebés Abreu, Santiago, publicada na edição de março.

Menção Honrosa no 61º Prêmio ARI/ Banrisul de Jornalismo, na categoria Charge com Escola sem partido, de Neltair Rebés Abreu, Santiago, publicada na edição de outubro.

2018
1º Lugar no 60º Prêmio Ari Banrisul de Jornalismo com a charge Linha da perda de tempo, do cartunista Neltair Rebés Abreu (Santiago), publicada na edição de dezembro.

2017
Menção Honrosa e Prêmio Júri Popular no 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba com a tirinha da série Rato Falho, do cartunista Rafael Corrêa, publicada na edição de maio.

2016
3° Lugar (Menção Honrosa) no 58° Prêmio Ari de Jornalismo com a charge Escola sem partido, do cartunista Neltair Rebés Abreu (Santiago), publicada na edição de agosto.

1º Lugar no IV Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal, categoria Jornalismo Impresso, com O zelo pela contravenção, de Gilson Camargo, publicada na edição de junho de 2015.

2015
3º Lugar no Prêmio Sinurgs de Jornalismo, com Yes, nós temos orgânicos, de Gilson Camargo.

1º Lugar na categoria Mídia Digital – Prêmio Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com Cresce 20% ao ano a produção de arroz sem agrotóxicos, de Clarinha Glock.

2013
1º Lugar em Mídia Impressa – Prêmio Amrigs de Jornalismo, com o Caderno Especial Cultura Doadora, com reportagem de Clarinha Glock e Marcia Camarano e fotos de Igor Sperotto.

1º Lugar – Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul, com Os doutores da propina, de Gilson Camargo.

2012
Menção Honrosa – Prêmio AMRIGS de Jornalismo, com Câncer: meio milhão de novos diagnósticos por ano, de Clarinha Glock.

Menção Honrosa – Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, com Intoxicação em postos do GHC completa 13 anos, de César Fraga.

2011
1º Lugar Categoria Jornal – Prêmio Amrigs de Jornalismo, com Câncer de mama, uma maratona de dificuldades, Clarinha Glock.

2º Lugar Categoria Jornal – Prêmio Amrigs de Jornalismo, com o especial Os principais riscos à saúde do professor, editado por César Fraga.

Destaque Editor na categoria Veículo – Troféu Dr. Paulo Marroni Silveira – Prêmio Amrigs de Jornalismo, para Valéria Ochôa.

1º Lugar Geral – Prêmio ARI-Banrisul de Jornalismo, com a série Esperança para o Sinos, de Clóvis Victória.

1º Lugar em Charge – Prêmio ARI-Banrisul de Jornalismo, com Vovôs torturadores, de Santiago.

1º Lugar – Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul, com a série Esperança para o Sinos, de Clóvis Victória.

2010
2º Lugar Categoria Jornal – Prêmio Fiema de Jornalismo Ambiental, com Estudo aponta riscos de poluição e redução do Aquífero Guarani, de Cleber Dioni Tentardini.

Menção Honrosa – Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, com Quando o trabalho gera dor e sofrimento, de Gilson Camargo.

1º Lugar Reportagem Econômica – Prêmio ARI de Jornalismo, com O preço do crescimento, de Gilson Camargo.

2º Lugar Geral – Prêmio ARI de Jornalismo, com a série de matérias Investigação sobre crise financeira da Ulbra, de Naira Hofmeister.

Menção Honrosa – Prêmio ARI de Jornalismo, com a charge Censo 2010, de Santiago.

2009
1º Lugar – Prêmio ARI de Jornalismo, com a charge Gran Circun Flexo, de Santiago.

2008
Menção Honrosa – Prêmio ARI de Jornalismo, com a charge Crise estadunidense, de Santiago.

2006
2º Lugar em Reportagem Cultural – Prêmio ARI de Jornalismo, com As gauchadas de um catarina, de José Schenckel Weis.

2005
Menção Honrosa – Prêmio ARI de Jornalismo, com a charge A deprê do militante, de Neltair Rebes Abreu (Santiago).

Destaque em Jornalismo Cultural – Prêmio O Sul, Nacional e os Livros.

1999
Menção Honrosa – Prêmio Alexandre Cerqueira César de Jornalismo, com A lei do  mais forte, de Marcia Camarano.

3º Lugar – Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, com A lei do mais forte, de Marcia Camarano.

1998
Menção Honrosa – Prêmio ARI de Jornalismo, com Aluno-cliente, aluno-tirano, de Luiz Carlos Barbosa e Jacira Cabral.

3º Lugar – Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, com Dois pesos, duas medidas, de Marcia Camarano.

1997
Menção Honrosa – Prêmio ARI de Jornalismo, com Quanto custa uma GM, de Renato Hoffmann e Valéria Ochôa.

2º Lugar – Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, com Infância querida, infância perdida, de Marcia Camarano.

Menção Honrosa – Prêmio ARI de Jornalismo, com a charge O equilibrista, de Celso Augusto Schröder.

1996
1º Lugar – Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, com A impunidade do capital, de Ulisses Nenê.