CULTURA

Outros Títulos

Publicado em 14 de março de 2002

Bioética Fundamental – Marco Antônio Oliveira de Azevedo – O autor, coordenador do Programa de Bioética do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre e mestre em Filosofia pela UFRGS, apresenta reflexões filosóficas sobre as relações entre a ética médica clássica e a Bioética. Assuntos que tratam de situações-limites como vida e morte, eutanásia, aborto, clonagem e fertilização artificial são abordados. Tomo Editorial, 312 páginas.

 

Nise da Silveira – Coleção Pioneiros da Psicologia Brasileira, Volume 4 – Walter Melo – A vida da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, uma destacada representante da corrente junguiana no Brasil, é retratada nesta coleção. Nise foi médica formada pela Universidade da Bahia e psiquiatra no hospício da Praia Vermelha; em 1956 criou a Casa das Palmeiras, instituição pioneira de acolhimento de portas abertas. Editora Imago, 164 páginas.

Manual Piagetiano para Professores e Pais – Crianças na idade das descobertas – Rosemary Peterson e Victoria Felton-Collins – Os autores, especialistas em psicologia educacional, têm o propósito de fornecer conhecimentos da teoria de Piaget sobre como as crianças pensam e aprendem, e algumas idéias de como usar atividades e jogos piagetianos em sala de aula ou em casa. Editora Artmed, 77 páginas.

 

A Poesia e o Palco – Emanuel de Moraes – Formado em direito, o autor exerceu, entre outras funções, a de jornalista, crítico e ensaísta, mas encontrou na poesia e no teatro a verdadeira vocação. Seus poemas apresentam as crises políticas, econômicas e sociais pelas quais o país passa e seu teatro poético utiliza-se de ironia. Editora Imago, 564 páginas.

 

 

Falácias e Mitos do Desenvolvimento Social – Bernardo Kliksberg – Segundo o autor, a população latino-americana não aceita a falácia de que não há alternativas senão as que conduzem necessariamente a altíssimos custos sociais e ao desencanto. Kliksberg é assessor de diversos organismos internacionais, entre eles a ONU, OIT, OEA e UNESCO. Foi também diretor do Projeto da ONU para a América Latina de Modernização do Estado e Gerência Social. Editora Cortez, 175 páginas.

 

Administração Educacional em Crise – Walter Garcia e Questão Agrária, Pesquisa e MST – Bernardo Mançano Fernandes – A Coleção Questões da Nossa Época aborda vários temas importantes. Administração Educacional apresenta análises que revelam o processo de crise em que está imersa a educação brasileira. Já Questão Agrária apresenta um debate importante para a compreensão do tema, do MST e para a pesquisa a respeito dessas temáticas. Editora Cortez, 118 e 120 páginas, respectivamente.

Comentários