CULTURA

Bloco de Notas

Publicado em 23 de agosto de 2006

Cientistas de amanhã
Ramon Vieira Santos, aluno da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, ganhou o prêmio Ministério da Educação do 49º Concurso Cientistas de Amanhã realizado durante a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 21 de julho, em Florianópolis (SC). Ramon apresentou o projeto Virtual Lab – Laboratório de Química Virtual, desenvolvido com seus colegas do Curso Técnico de Química e orientado pela professora Dalva Inês de Sousa. O projeto é um programa educativo simulador de práticas de laboratórios inerentes à primeira série do Ensino Médio. Com o objetivo de apresentar um laboratório com os equipamentos reagentes e práticas comuns, o programa enfatiza a questão da segurança em laboratório, funcionando como uma ferramenta didática auxiliar para professores da disciplina de Química. Como prêmio, recebeu uma viagem a Brasília (DF), juntamente com sua orientadora.

Kleiton & Kledir premiados
O álbum “Kleiton & Kledir ao vivo” recebeu no dia 25 de julho o Prêmio TIM de Melhor Disco do Ano, na categoria Canção Popular. A festa no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que homenageou Jair Rodrigues, também premiou Maria Bethânia, Roberto Carlos, Zeca Pagodinho, Barão Vermelho, Zezé Di Camargo & Luciano, Lulu Santos, entre outros grandes nomes da música brasileira. A cerimônia de entrega do prêmio vai ao ar pela Rede Globo no próximo domingo, depois do Fantástico.

Lei do Audiovisual
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no dia 25, terça-feira, a Lei nº 11.329, de autoria do deputado federal Francisco Dornelles (PP/RJ),
prorrogando o artigo 1º da Lei do Audiovisual até 31 de dezembro de 2010 (a lei em funcionamento expirava esse ano). A Lei do Audiovisual tem sido o principal impulsionador da emergente indústria de cinema no país – injetou no ano passado cerca de R$ 38 milhões no setor. A decisão era muito aguardada pela classe cinematográfica. Baseada em renúncia fiscal, a lei foi criada em julho de 1993, abatendo de empresas que investem em filmes 100% do valor investido no Imposto de Renda devido ao governo federal, e ainda lucra com o filme – entre 24% e 32% da renda. Além disso, pode divulgar sua logomarca na produção cinematográfica.

Mundo Virtual
Professor muito bem informado
Um site voltado para professores com informações sobre os principais artigos sobre educação publicados no Brasil e no mundo, debates sobre gestão escolar e conferências com personalidades da área. Assim é o www.klickeducacao.com.br. O portal conta com menus específicos de navegação para estudantes, pais e professores e disponibiliza sugestões para o preparo de aulas, mapas, fotos, ilustrações para pesquisas nas mais diversas disciplinas. O usuário cadastra-se e acessa gratuitamente os conteúdos.

Cinéfilos
Sinopses de filmes, ficha técnica, elenco, críticas, trailers, curiosidades e notícias sobre tudo o que acontece no mundo do cinema nacional e internacional pode ser visto em www.adorocinema.com.br. O portal conta ainda com promoções, fóruns e fichas de atores, diretores e produtores. O internauta pode interagir com o portal, enviando críticas e sugestões.

Hezbollah
Em meio ao conflito no Oriente Médio, nada melhor do que ir direto à fonte. O site do Hezbollah, na versão em inglês, manifesta sua posição diante do conflito com Israel. Além disso, reproduz reportagens da mídia libanesa, que praticamente não tem repercussão no Ocidente. Também mostra notícias da mídia israelense, críticas aos disparos de foguetes contra o norte de Israel. www.moqawama.net.

Forças Israelenses
Para saber o outro lado da moeda, o endereço eletrônico das Forças de Defesa de Israel oferece notícias das atividades militares contra o Hezbollah. Trata-se de um diário das tropas israelenses em atividade no Líbano e na Faixa de Gaza. www.idf.il.

Comentários