CULTURA

Livro interativo proporciona aventura pedagógica no rio dos Sinos

Ficção infanto-juvenil oferece suporte para ações multidisciplinares em sala de aula – com versão acessível para deficientes
Da Redação / Publicado em 24 de novembro de 2021

Foto: Divulgação

O autor, Athos Beuren, pioneiro dos livros-jogos, já recebeu os prêmios Açorianos e Vasco Prado de Literatura

Foto: Divulgação

O rio dos Sinos nasce limpinho de uma cachoeira a quase 900 metros acima do nível do mar, no município de Caraá, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, e deságua no Delta do Jacuí, em Canoas, depois de percorrer 190 quilômetros e cortar 32 municípios gaúchos.

Castigado pelas mais variadas fontes de poluição, degradado por dejetos de lavouras e indústrias, o rio persiste em sua plenitude como uma das mais belas reservas naturais do estado e o corredor de maior diversidade de espécies da região.

Suas águas e as matas por onde se embrenham são o cenário perfeito para uma reflexão acerca da importância de se preservar o ambiente e aprender mais sobre a vida que pulsa no seu entorno. O rio convida a aventuras.

É o que propõe o livro-jogo Nas águas da aventura – Rio dos Sinos (ed. Simples Assim), de Athos Beuren, que será lançado no dia 30 de novembro.

“Cada um tem sua parcela de responsabilidade na preservação e na recuperação do planeta e ensinar isso para as crianças desde cedo é fundamental”, exaltam os organizadores.

O leitor é o herói

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A obra é interativa e transforma o leitor em personagem da história, dando aos pequenos leitores a possibilidade de escolher os caminhos que querem seguir e de ajudar Peter, Martha e o vovô Braun a desbravar o Rio dos Sinos e a descobrir a surpresa que os aguarda no fim desta jornada.

O livro é destinado ao público infanto-juvenil – dos 9 aos 12 anos – e tem ilustrações de Beto Soares, com consultoria ambiental de Débora Cristina dos Santos e consultoria histórica de Inês Caroline Reichert.

Além do livro-jogo, o projeto conta também com um portal que traz informações sobre a obra e o Rio dos Sinos e material pedagógico de apoio para professores poderem usar a obra em atividades em sala de aula. O evento de lançamento será on-line, com transmissão pela página do Projeto Rio dos Sinos no Facebook, no dia 30 de novembro, às 9h, e contará com um bate-papo com o autor Athos Beuren.

Suporte pedagógico

Foto: Divulgação

Obra tem ilustrações de Beto Soares

Foto: Divulgação

O livro, além de uma obra de ficção que vai levar o público infanto-juvenil a se aventurar, navegando pelo mundo da imaginação, pretende também servir de suporte pedagógico para levar ações multidisciplinares para a sala de aula.

Para isso, o conteúdo, que teve assessoria pedagógica de Ariane dos Reis Duarte e Pedro Reinaldo Cipriani Manfroi, pode ser utilizado em matérias como português, geografia, ciências, história, artes, entre outras, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular.

O material ficará disponível gratuitamente no portal, que também será lançado no dia 30. Durante o próximo ano, para complementar o projeto, algumas escolas públicas da região da bacia do Rio dos Sinos poderão receber o autor e a consultora ambiental Débora Cristina da Silva para bate-papos com os estudantes.

VERSÃO ACESSÍVEL – O livro terá versão em PDF acessível para deficientes visuais, em suporte compatível com aplicativos e softwares de áudio já utilizados por pessoas com deficiência.

LIVRO-JOGO – Na história, Peter, Martha e o Vovô Braun estão prestes a embarcar em uma aventura de tirar o fôlego, mas só o leitor é capaz de ajudar os personagens a desbravar o Rio dos Sinos rumo a uma surpresa que os aguarda no fim da jornada. Seguindo um antigo mapa do tesouro, os leitores devem se preparar para tomar decisões, superar desafios e explorar lugares incríveis. “Descobrir mais sobre a região é essencial para o sucesso”, avisa o autor.

AUTOR – Athos Beuren é formado em jornalismo e foi o primeiro e mais jovem autor nacional de livros-jogos. Teve seu trabalho inaugural publicado aos 10 anos de idade, em uma trajetória que se iniciou dentro da escola. Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, o principal prêmio literário do RS, e o Troféu Vasco Prado de Literatura. Foi ainda patrono de diversas Feiras do Livro e já proferiu centenas de palestras.

Comentários