CULTURA

Abertas as inscrições para sessões de autógrafos de escolas na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre

Atividade voltada ao público escolar é realizada há mais de 20 anos na programação do evento
Por Redação / Publicado em 30 de maio de 2022
As sessões serão realizadas no turno da manhã, na Praça de Autógrafos e no Espaço de Autógrafos Coletivos, na Praça da Alfândega

Foto: Colégio Marista Rosário/Divulgação

Sessão de autógrafos com alunos ocorre há mais de 20 anos e mobiliza toda a comunidade escolar

Foto: Colégio Marista Rosário/Divulgação

Escolas de todo o estado que quiserem fazer sessões de autógrafos de seus alunos durante a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre já podem encaminhar a inscrição para participar desta edição do evento. As sessões serão realizadas no turno da manhã, na Praça de Autógrafos e no Espaço de Autógrafos Coletivos, na Praça da Alfândega. A Feira será realizada de 28 de outubro a 15 de novembro.

De acordo com Sônia Zanchetta, coordenadora das áreas infantil e juvenil da Feira, essa é uma atividade tradicional, que ocorre há mais de 20 anos. “Muitas escolas consideram as sessões de autógrafos realizadas na Feira o ponto culminante do trabalho que desenvolvem, ao longo do ano, nas áreas da leitura e da escrita”, afirma Sônia.

Ela também explica que algumas instituições de ensino mobilizam toda a comunidade escolar para participar de outras atividades oferecidas pela programação do evento, além das sessões de autógrafos.

Imersão

Há mais de 20 anos, o Colégio Marista Rosário trabalha com o projeto Pequenos Escritores, que envolve as turmas do segundo ano. Em 2022, o grupo estará novamente na Feira, lançando livros.

“É um trabalho extremamente significativo, pois proporciona a imersão dos estudantes no mundo da leitura, da escrita e da imaginação. Além disso, possibilita o encantamento e o aprimoramento de diferentes habilidades”, observa a coordenadora pedagógica Luiza Becker Emmel.

Luiza ainda afirma que essa é uma atividade que fomenta e desenvolve a compreensão, a reflexão, a análise e a capacidade crítica em relação à Língua Portuguesa. Na avaliação da coordenadora, ao escrever essa produção em letra cursiva, cada estudante, acompanhado e orientado por sua professora, sente a emoção e a alegria em deixar a sua marca registrada num livro.

“Cada um ocupa o lugar de escritor e ilustrador, com muito respeito e orgulho pelas aprendizagens desenvolvidas”, finaliza Luiza.

Para participar, as escolas devem inscrever-se pelo e-mail sonia@camaradolivro.com.br.

Comentários