CULTURA

Grupo de música e cultura húngara se apresenta na Fundação Ecarta

Recital ocorre no dia 15 de junho, às 19h, reunindo clássicos, folclore e música cigana húngara. Entrada franca
Por Redação / Publicado em 30 de maio de 2022

Foto: Bruno Menezes/Divulgação

O grupo é integrado pelos etnomusicólogos Caetano Santos, Ivan Andrade e pelo antropólogo Oscar Martinez

Foto: Bruno Menezes/Divulgação

O Baxtale! – Grupo de Pesquisa em Música Romani realiza recital para celebrar o diálogo das tradições musicais folclóricas da Hungria. A atividade ocorre dia 15 de junho, às 19 horas, na Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 919, em Porto Alegre), com entrada franca. Será exigida a apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19 e seguidos os protocolos de segurança sanitária.

Serão executadas peças dos gêneros verbunkos, csárdás, canções folclóricas e uma sequência de duos para violinos com um variado repertório homenageando o legado de pesquisadores húngaros como Bartók Béla e László Lajtha, bem como do movimento Táncház que, neste ano, completou meio século. O público também terá a oportunidade de apreciar gravações etnográficas do início do século XX.

Na segunda parte, serão apresentadas canções para dançar, dos ciganos vlach. De matriz rural, as khelimaski gili, como são chamadas, integram o repertório da autêntica música cigana húngara, conhecida no final dos anos 1970 por meio do Movimento de Folclore Romani, da Hungria.

O grupo

Integrado pelos etnomusicólogos Ivan Andrade (violino, voz e direção musical), Caetano Santos (violão, bandolim tenor e voz), e pelo antropólogo Oscar Martinez (ceglédi kanna, cajón, darbouka, moringa e voz), neste recital o grupo conta com a participação especial do violinista Fabrício Basso.

A série de concertos integra o programa Leitores pela Cultura Húngara, promovido pela Rede de Professores Húngaros Visitantes, Ministério de Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores da Hungria, Consulado-Geral da Hungria em São Paulo e Consulado-Geral Honorário da Hungria em Porto Alegre, com apoio da Fundação Ecarta e da Casa Húngara de São Paulo.

Ecarta Anfitriã

Projeto da Fundação Ecarta para receber eventos e atividades em sua sede em Porto Alegre, de forma a apoiar e fortalecer as parcerias entre a entidade e produtores culturais, editoras, ONGs e artistas da cena cultural e artística da região. Propostas de projetos podem ser enviados para o e-mail secretaria@fundacaoecarta.org.br.

Comentários