CULTURA

Maria Tomaselli inaugura exposição na Galeria Ecarta

A artista expõe o seu trabalho na mostra O Meu Frágil Mundo Passageiro com obras em diferentes técnicas. A abertura será no dia 21 de maio
Da Redação / Publicado em 17 de maio de 2022
Maria Tomaselli estreia na Galeria Ecarta

Foto: Igor Sperotto

Para e exposição foram reunidas obras produzidas por Maria Tomaselli em diferentes técnicas ao longo de uma trajetória de mais de 50 anos

Foto: Igor Sperotto

A desenhista, pintora e gravadora austro-brasileira Maria Tomaselli expõe o seu trabalho na mostra O Meu Frágil Mundo Passageiro na Galeria Ecarta (Avenida João Pessoa, 943).

A exposição, com curadoria de Nicolas Beidacki, terá abertura no sábado, 21, das 10 às 15 horas, e permanecerá até 26 de junho, com visitação de terças-feiras a domingos, das 10h às 18 horas. Entrada franca.

Para esta exposição, foram reunidas obras produzidas por Tomaselli em diferentes técnicas, como pintura, escultura e trabalhos em lonas, desenvolvidos ao longo de uma trajetória de mais de 50 anos de atividade da artista no Brasil.

A mostra dedica seu olhar a uma multiartista de 81 anos que tem uma extensa produção simbólica e já realizou cerca de 400 exposições entre individuais e coletivas em várias partes do mundo. Tomaselli nasceu em 1941, cursou filosofia em Innsbruck, sua cidade Natal e mudou-se para Porto Alegre em 1969.

Maria Tomaselli estreia na Galeria Ecarta

Foto: Igor Sperotto

Maria Tomaselli, Sem Título, 2015 (23 x 30)

Foto: Igor Sperotto

Trajetória

Desde sua chegada ao Brasil, Tomaselli intensificou seus estudos em artes visuais com nomes de destaque. Em sua trajetória pela capital gaúcha, São Paulo e Rio de Janeiro foi aluna de pintura de Iberê Carmargo, de xilogravura de Danúbio Gonçalves, de serigrafia com Paulo Menten, cursa artes gráficas, gravura em metal, entre outras técnicas e recebe bolsa para seguir sua formação em Roma e Paris.
“As obras de Maria Tomaselli se apresentam como um passeio turbulento e desenfreado pela singularidade simbólica da vida, que se encontra alicerçada numa vasta compreensão filosófica e sociológica. Nos mais de 57 anos em que reside e produz no Brasil, a artista coloca frente ao observador a potência que sobrevive e se debate no indizível”, observa Beidacki, que é conselheiro de Cultura do Estado, produtor e dramaturgo.

A galeria

Valorizando a contribuição de artistas para o Rio Grande do Sul, a Fundação Ecarta traz variada produção visual e reflete agora sobre a vigorosa criação de Tomaselli no país. “Sua obra nos propõe questionamentos sem buscar uma resposta definitiva para tudo aquilo que vibra ao existir na imensidão da dúvida”, completa o curador em seu texto sobre a exposição.

Comentários