CULTURA

Exposição de Leonardo Lopes abre projeto Potência na Ecarta

Mostra será inaugurada neste sábado, 25, às 17h, em novo espaço de exposição da Fundação Ecarta, em Porto Alegre, voltado para jovens artistas
Por Redação / Publicado em 24 de junho de 2022

Foto: Leonardo Lopes

Hiper-realismo é uma das características dos trabalhos do artista

Foto: Leonardo Lopes

Leonardo Lopes foi o artista convidado para inaugurar o Projeto Potência, o mais novo espaço de exposição da Fundação Ecarta em Porto Alegre. A obra do artista têm traços hiper-realistas, característica marcante de seu olhar sobre o mundo, e aborda questões de território e paisagem.

O artista se utiliza de diferentes técnicas, com carvão, pastel seco e grafite, para desenvolver seus desenhos a partir da referência fotográfica de objetos e cenas que possuem aspectos depositários, precários e são encontrados corriqueiramente nas ruas de Porto Alegre, onde reside.

A mostra de Leonardo Lopes fica em cartaz até 17 de julho e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados, na sede da Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 919).

Exposições e debates

O Projeto Potência conta com uma nova sala de exposição no segundo andar da Fundação Ecarta voltada para a produção de jovens artistas, e estimulará o debate sobre a arte na atualidade.

O objetivo é avançar no programa de artes visuais desenvolvido desde 2005 na Galeria Ecarta, ampliando as exposições, unindo pesquisa e difusão de arte contemporânea.

Na programação do ano, estão previstas seis mostras trazendo diversidade de suportes, artistas do interior do estado, comunidades indígenas, leituras visuais na periferia entre outras expressões representadas por Leonardo Lopes, Valéria Barcellos, Pedro EMCB, Kami Bouviet, Artur Ferreira e Vherá Xunú.

Exposições e datas

Leonardo Lopes – 25 de junho a 17 de julho
Valéria Barcellos – 20 de julho a 28 de agosto
Pedro EMCB – 10 de setembro a 23 de outubro
Kami Bouviet – 5 de setembro a 11 de dezembro
Artur Ferreira – 16 de dezembro a 22 de janeiro de 2023
Vherá Xunú – 28 de janeiro de 26 de fevereiro de 2023.

Comentários