CULTURA

Jovens artistas ganham sala de exposição em Porto Alegre

Galeria Ecarta lança no próximo sábado, 25, o projeto Potência com uma nova sala para exposições de jovens artistas e debates sobre a arte na atualidade
Por Redação / Publicado em 20 de junho de 2022

Envios diários

Envios diários

 

Foto: Igor Sperotto

Mostra de Leonardo Lopes inaugura novo espaço de exposição da Galeria Ecarta

Foto: Igor Sperotto

A Galeria Ecarta expande os espaços de exposição na sede da Fundação Ecarta em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919) com o lançamento do Projeto Potência no próximo sábado, 25, das 17h às 19h, com a inauguração da mostra de Leonardo Lopes.

O projeto conta com uma nova sala de exposição no segundo andar, voltada para a produção de jovens artistas, e estimulará o debate sobre a arte na atualidade.

O objetivo é avançar no programa de artes visuais desenvolvido desde 2005, ampliando as exposições, unindo pesquisa e difusão de arte contemporânea.

No cronograma do ano, estão previstas seis mostras trazendo diversidade criativa, artistas do interior do estado, comunidades indígenas, leituras visuais na periferia entre outras expressões representadas por Leonardo Lopes, Valéria Barcellos, Pedro EMCB, Kami Bouviet, Artur Ferreira e Vherá Xunú.

Inauguração

Foto: Leonardo Lopes

Leonardo Lopes: questões territoriais e paisagens

Foto: Leonardo Lopes

Leonardo Lopes, artista convidado para inaugurar a primeira edição do Projeto Potência, mescla trabalhos produzidos em diferentes técnicas, como carvão, pastel seco e grafite para desenvolver seus desenhos a partir da referência fotográfica de objetos e cenas que possuem aspectos depositários, precários e encontrados corriqueiramente nas ruas de Porto Alegre, onde reside.

Seus trabalhos com traços hiper-realistas – uma característica marcante de seu olhar sobre o mundo – abordam questões de território e paisagem e foi recentemente selecionado para o 1º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Goiás.

Atualmente, expandindo e valorizando ainda mais sua produção, Leonardo é um dos artistas a expor suas obras no Margs, no projeto curatorial Presença Negra, sendo também convidado a fazer parte do acervo dessa representativa instituição.

Exposições e datas

Leonardo Lopes – De 25 de junho a 17 de julho
Valéria Barcellos – De 20 de julho a 28 de agosto
Pedro EMCB – De 10 de setembro a 23 de outubro
Kami Bouviet – De 05 de setembro a 11 de dezembro
Artur Ferreira – De 16 de dezembro a 22 de janeiro de 2023
Vherá Xunú – De 28 de janeiro de 26 de fevereiro de 2023

Visitação

Até 17 de julho, de terça a domingo das 10h às 18h, inclusive feriados.

Comentários