CULTURA

Orquestra de Brinquedos e o Caminhão Brincalhão estreia em Porto Alegre

Espetáculo infantil tem apresentação gratuita neste domingo, 24, às 16h30, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana
Por Redação / Publicado em 21 de julho de 2022
Orquestra de Brinquedos e o Caminhão Brincalhão estreia em Porto Alegre

Not available

Espetáculo ganhou mobilidade e autonomia com o Caminhão Brincalhão orquestra

Not available

Uma apresentação gratuita e híbrida, neste domingo, 24, às 16h30, em Porto Alegre (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico),  marca o lançamento do projeto sócio-cultural Orquestra de Brinquedos e o Caminhão Brincalhão, idealizado por Yanto Laitano, com produção da Primeiro Corte Produções.

Aberta ao público, é uma oportunidade para crianças, adolescentes e adultos vivenciarem uma tarde lúdica no início das férias escolares, neste ano em que a capital comemora seus 250 anos.

Com uma trajetória de mais de dez anos, a Orquestra de Brinquedos é um espetáculo infantil de teatro musical que utiliza instrumentos de brinquedo manipulados por cinco soldadinhos de chumbo.

Ao apresentar o seu repertório, os soldadinhos Abacaxi, Capitão, Grandão, Soldadinha e Veterano tocam e interagem ludicamente com o público através de performances musicais divertidas e envolventes. O repertório agrega cantigas de roda e obras de compositores consagrados.

Mobilidade e autonomia

Os impactos e desafios impostos pela pandemia da covid-19 fizeram nascer este novo personagem: O Caminhão Brincalhão, abrilhantando ainda mais o espetáculo, que agora ganha mobilidade e autonomia. Dessa forma, o distanciamento proporciona maior segurança e proteção ao público e também aos artistas e técnicos envolvidos.

“Neste projeto, transformamos um caminhão de verdade em um caminhão lúdico, que leva a Orquestra de Brinquedos de carona, em um palco móvel”, complementa Yanto Laitano, diretor do espetáculo. “Esperamos todos lá neste dia especial”.

Esta primeira edição também terá apresentações em diversos abrigos e instituições de acolhimento da capital nos próximos meses, levando mais alegria a esses lares.

O projeto ainda engloba encontros presenciais e virtuais com educadores e estudantes onde irá se abordar a contribuição da educação musical para o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo na infância.

Em ações destinadas a escolas públicas situadas em Porto Alegre, esses encontros híbridos acontecem entre setembro e outubro de 2022.

A transmissão on-line do espetáculo será realizada pelo canal da Primeiro Corte Produções YouTube.

O espetáculo tem o patrocínio da SulAmérica, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura.

Comentários