CULTURA

Exposição Terra Viva foca na arte contemporânea e na expressão artística livre

Grupo Teto Coletivo inaugura a primeira exposição institucional da Calafia Art Store no próximo sábado, 13/08, com entrada franca
Douglas Glier Schütz / Publicado em 10 de agosto de 2022
Formado por cinco artistas mulheres, o grupo Teto Coletivo traz uma experiência narrativa de corpos-espaço com a exposição Terra Viva

Foto: Raysa Santos/Reprodução

Em um manifesto coletivo, as artistas explicam que “territórios e corpos sempre pertenceram a uma estrutura ou a alguém que detém poder”

Foto: Raysa Santos/Reprodução

Formado por cinco artistas mulheres, o grupo Teto Coletivo traz uma experiência narrativa de corpos-espaço com a exposição Terra Viva. As peças, que misturam fotografia, vídeo, instalação, bordado e impressão, inauguram a primeira exposição institucional da Calafia Art Store no próximo sábado, 13/08. A visitação é gratuita.

Agda Pacheco, Giane Laurentino, Iasmin Schleder, Lívia Monteiro e Raysa Santos, as responsáveis por Terra Viva, contam que a mostra aborda o território em outra perspectiva. “Somos terra-viva. Produzimos nossas próprias histórias para que não nos contem equivocadamente e não nos apaguem. Deixamos rastros e registros de nossas vivências em meio ao caos sócio-político instaurado, como memória viva de que estamos existindo e exigindo o que é nosso: a potência criativa que é a nossa voz”, explicam.

As 15 obras pensam o corpo a partir de uma perspectiva de território vivo e autodeterminado. Em um manifesto coletivo, as artistas explicam que “territórios e corpos sempre pertenceram a uma estrutura ou a alguém que detém poder”. Por isso, buscam apresentar uma narrativa de corpos-espaço que não aceitam entender-se como objeto-posse do outro.

A ação acontece a partir de uma parceria com a ONG Fora da Asa, que acolhe artistas em seu processo de criação. “É a apresentação de um projeto de pesquisa e produção em arte contemporânea sem nenhuma preocupação comercial, onde apenas cumprimos nossa função de ser um espaço de expressão artística livre e seguro”, explica Maria Luiza Sacknies, responsável pela gestão de projetos da galeria.

SERVIÇO

Terra Viva – Teto Coletivo
Quando: coquetel de abertura no sábado, 13/08, das 15 às 17h
Visitação até o dia 20/08
Segunda a sexta, das 10h30min às 17h30min.
Sábado, das 11h às 16h
Onde: Calafia Art Store – Rua Gen. Couto de Magalhães, 439 – Bairro São João/Porto Alegre

*Douglas Glier Schütz é estagiário de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de Gilson Camargo, editor.

Comentários