CULTURA

Lux Sonora apresenta o concerto Il Gioco dell’ Amore neste sábado, 20

O amor romântico e suas difíceis regras conduzem a trama poética desse concerto, com obras da música barroca vocal e instrumental. Entrada franca
Por Redação / Publicado em 18 de agosto de 2022
Concerto da Orquestra Lux Sonora no Ecarta Musical

Foto: Lux Sonora/Divulgação

Lux Sonora foi criado em 2016 com a proposta de resgatar o repertório de câmara dos séculos XVI a XVIII, utilizando a instrumentação moderna para a performance tendo a música acima de qualquer paradigma sem perder a estética além de pesquisas feitas até o presente momento

Foto: Lux Sonora/Divulgação

 

A orquestra Lux Sonora apresenta o concerto Il Gioco dell’ Amore (O Jogo do Amor) neste sábado, 20, às 18 horas, no Ecarta Musical (Avenida João Pessoa, 943), com entrada franca. A apresentação será transmitida pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.

O amor romântico e suas difíceis regras conduzem a trama poética do espetáculo, com obras da música barroca vocal e instrumental que abordam a experiência humana desse sentimento arrebatador, desde o encantamento inicial dos enamorados até a decepção e a derradeira separação dos amantes.

Serão apresentadas obras de compositores como Monteverdi, Caccini, Dowland, Uccellini, Rameau e Boismortier.

O espetáculo tem direção artística de Rafael Marques e é integrado pelos instrumentistas Adrian Terraza (órgão), Bruno Santos (flauta doce), Cuca Medina (canto), Danielle Chaves (flauta doce), Deizi Nascimento (canto) Elizander Dutra (fagote), Jean Lopes (violão), Luis Guerin (violino), Lucas Rocha (contrabaixo), Priscila de Souza (viola) e Rafael Marques (flauta transversa).

O Lux Sonora foi criado em 2016. Tem como proposta, o resgate do repertório de câmara dos séculos XVI a XVIII, utilizando a instrumentação moderna. Este período é marcado pela crise dos valores renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre o espírito e a razão.

O repertório deste concerto faz uma imersão aos compositores do início do período onde vamos ter muito presente a escrita contrapontística, cânones, danças e música incidental onde destacamos os compositores Telemann, Corelli, Purcell , Handel entre outros.

A orquestra já realizou concertos nos principais centros culturais do Rio Grande do Sul em cidades como Porto Alegre, Dois Irmãos, São Leopoldo, Canoas, Nova Prata, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves e cidades de Santa Catarina e Minas Gerais. Em 2021 a orquestra ganhou o prêmio Açorianos de Música na categoria especial Melhor live, com este espetáculo.

Destaque

A Fundação Ecarta recebe doações de alimentos, como para o projeto Cozinha Solidária

Comentários