CULTURA

Mais de 100 filmes gratuitos na 11ª Mostra Ecofalante de Cinema

O evento volta a Porto Alegre com produções de 27 países e trabalhando na difusão de filmes com viés socioambiental
Da Redação / Publicado em 22 de agosto de 2022
O Território é um dos filmes internacionais que poderão ser assistidos n 11ª Mostra Ecofalante de Cinema

Not available

O Território aborda a luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau para defender suas terras da invasão de grileiros

Not available

De volta ao formato presencial, a 11ª Mostra Ecofalante de Cinema chega a Porto Alegre na quarta-feira, 24 de agosto. O evento exibe 110 filmes, de 27 países, trazendo uma ampla programação de produções com viés socioambiental.

Os filmes poderão ser assistidos na Cinemateca Capitólio, Cinemateca Paulo Amorim, CineBancários e Sala Cine Redenção. O Circuito Universitário, que pretende garantir a conscientização das novas gerações, também leva os filmes para as universidades, faculdades e centros de ensino.

Será possível assistir na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Nesta edição, a cineasta Sarah Maldoror, primeira mulher a filmar um longa-metragem na África, será uma das homenageadas. O longa Sambizanga completa 50 anos e fala do movimento de libertação angolano.

Também será homenageado o diretor e ator, Jacques Perrin, que buscava falar sobre as causas ambientais nas suas produções. Microcosmos, As Estações, Oceanos e Migração Alada, que já foi indicado ao Oscar, estarão em cartaz compondo o tributo.

Dirigido por Sueli Maxakali, é um dos filmes premiados que fazem parte da a 11ª Mostra Ecofalante de Cinema

Not available

Yãy Tu Nunãhã Payexop: Encontro de Pajés recebeu o prêmio de Melhor Filme do Concurso Curta Ecofalante pelo Júri

Not available

O evento também compreende a Competição Latino-americana, com 35 títulos; o Panorama Internacional Contemporâneo, que inclui 24 longas-metragens; o Concurso Curta Ecofalante, com produções nacionais assinadas por estudantes; a apresentação do último filme do renomado diretor Vincent Carelli, “Adeus, Capitão” (2022).

Nas sessões especiais, se destaca a exibição do documentário cult Koyaanisqatsi. Estreado há 40 anos, o filme é uma crítica sobre o impacto da civilização e de seus padrões de consumo sobre o planeta e a natureza.

Dentro do cronograma do evento, a Mostra Ecofalante também oferece, no YouTube, uma série de entrevistas exclusivas com alguns dos diretores dos longas exibidos e outras personalidades.

SERVIÇO

11ª Mostra Ecofalante de Cinema – Porto Alegre
Quando: de 24 de agosto a 13 de setembro
Entrada gratuita em todas as atividades do evento
Onde:
Cinemateca do Capitólio: Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico
Cinemateca Paulo Amorim: Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
CineBancários: Rua General Câmara, 424 – Centro Histórico
Sala Cine Redenção: Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha
Circuito universitário: Ufrgs, PUCRS, IFRS e Senac

Comentários