CULTURA

Sala Potência recebe exposição inédita de Valéria Barcellos

Mostra será inaugurada nesta quarta-feira, 10, às 19h, na Fundação Ecarta em Porto Alegre. A visitação se estende até 28 de agosto, com entrada franca
Da Redação / Publicado em 8 de agosto de 2022
O trabalho integra a pesquisa artística que vem sendo realizada há um ano e meio

Foto: Valéria Barcellos/Reprodução

Para a artista, a ideia do corpo de uma travesti estar sempre à mão despertou diversas inquietações

Foto: Valéria Barcellos/Reprodução

A multiartista Valéria Barcellos propõe um debate sobre a relação da sociedade com a corporeidade de pessoas trans e negras. Com o título Corpo em Promoção, a exposição traz um conjunto de autorretratos da própria artista, além de outros elementos expositivos.

O trabalho integra a pesquisa artística que vem sendo realizada há um ano e meio a partir da própria vivência de Valéria. A exposição inclui a tríade: exposição/intervenção urbana/performance na perspectiva de como o corpo trans/travesti é exposto e tratado.

Para a artista, a ideia do corpo de uma travesti estar sempre à mão despertou diversas inquietações. “Meu corpo é convite? Convite a quem? Convite a quê? A que preço? É promocional? Corpo em Promoção traz a dubiedade da palavra (promover, ofertar mais barato) e da presença desse corpo nos espaços”, resume.

Reflexões e corporeidade

Corpo em Promoção estará em exposição a partir desta quarta-feira, 10, às 19h, na sala do Projeto Potência da Fundação Ecarta

Foto: Valéria Barcellos/Reprodução

O trabalho integra a pesquisa artística que vem sendo realizada há um ano e meio a partir da própria vivência de Valéria

Foto: Valéria Barcellos/Reprodução

De acordo com o curador da exposição, André Venzon, a Fundação Ecarta será o ponto de partida para uma intervenção urbana da artista que dará continuidade a esta proposta em vários espaços públicos da cidade.

“A mostra reflete o corpo de mulher trans e negra que sente e quer se relacionar com as outras pessoas, ao mesmo tempo compreender como esse corpo é percebido e toca as pessoas”, explica.

Venzon antecipa também que a exposição contará com uma coroa de flores naturais com uma faixa escrita Homenagem da cisgeneridade, sinceros sentimentos às pessoas trans.

“Valéria documentará o processo de decomposição desse arranjo fúnebre juntamente com outras coroas de flores em pontos da cidade, promovendo as reflexões sobre o contato e a visibilidade do corpo na sociedade”, explica. “Ela expõe esse objeto como metáfora do seu corpo em lugares de grande fluxo e estuda como as pessoas se relacionam com esse trabalho”.

Serviço
O quê: Abertura da mostra Corpo em Promoção, de Valéria Barcellos
Abertura: 10 de agosto, 19h
Visitação: Até 28 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS

Obs.: A Fundação Ecarta recebe doações de alimentos não perecíveis para o projeto Cozinha Solidária

Comentários