CULTURA

Orquestra Lux Sonora faz concerto beneficente de Natal na Fundação Ecarta

O valor do ingresso para o concerto é um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo. Evento será no dia 9 de dezembro às 19h30min
Da Redação / Publicado em 29 de novembro de 2022
Orquestra foi criada em 2016

Foto: Igor Sperotto

Grupo resgata o repertório de câmara dos séculos XVI a XVIII

Foto: Igor Sperotto

A Orquestra Lux Sonora, em parceria com a Fundação Ecarta, promove, no dia 9 de dezembro, um concerto beneficente de Natal. O ingresso para o evento é um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo, que será doado ao projeto Mão de Mães, do grupo Cuidado Que Mancha. O concerto acontecerá nas dependências da Fundação, às 19h30 e integra o projeto Ecarta Musical.

A orquestra, que completou seis anos em 2022, estava há dois anos sem realizar concertos natalinos por conta da pandemia da covid-19. Para o evento do dia 9, o diretor artístico Rafael Marques conta como será o show.

“Serão apresentadas composições desde o período barroco até as canções mais atuais com orquestra e vozes em uma linguagem emocionante, com arranjos feitos especialmente para o grupo, valorizando a estética compositiva”, adianta.

Integram a formação os instrumentistas Adrian Terraza (teclados), Bruno Santos (flauta doce), Cuca Medina (canto), Danielle Chaves (flauta doce), Deizi Nascimento (canto), Elizander Dutra (fagote), Jean Lopes (violão), Lucas Rocha (contrabaixo), Luis Guerin (violino), Priscila de Souza (viola) e Rafael Marques (flauta transversal). O repertório tem arranjos de Cuca Medina, Jean Lopes e Elizander Dutra e produção cênica de Deizi Nascimento e Cuca Medina.

Orquestra jovem

A orquestra Lux Sonora foi criada em 2016 com a proposta de resgatar o repertório de câmara dos séculos 16 a 18, utilizando a instrumentação moderna para a performance. O grupo já realizou concertos nos principais centros culturais do RS e de outros estados. Durante o período mais restritivo da pandemia, o grupo recebeu o Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre na categoria “Melhor live de 2021”. Desde sua criação o grupo ensaia na sede da Fundação Ecarta, onde já realizou várias apresentações.

SERVIÇO

Concerto de Natal beneficente Orquestra Lux Sonora no Ecarta Musical
Onde: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Transmissão pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube
Quando: 9 de dezembro, 19h30
Ingresso: um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo

Comentários