CULTURA

24ª edição do Porto Verão Alegre marca o reencontro com o público

Serão mais de 30 dias de espetáculo, quando o público poderá aproveitar 124 atrações de todos os gêneros
Por Douglas Glier Schütz / Publicado em 10 de janeiro de 2023
Público esperado é de mais de 54 mil pessoas

Foto: Divulgação

Nesta edição o Porto Verão Alegre conta com 25 espetáculos de fora do estado, incluindo atrações internacionais

Foto: Divulgação

Pelos próximos 34 dias a cena cultural da capital gaúcha ganha ainda mais força com a 24ª edição do Porto Verão Alegre. Serão 124 atrações entre shows, apresentações de teatro, stand-up, dança, oficinas, performances, música e muito mais.

Os shows começam nesta terça-feira, 10 de janeiro, e vão até o dia 12 de fevereiro. Na lista estão artistas nacionais e internacionais.

Para prestigiar o evento, os público pode garantir os ingressos no site do Porto Verão Alegre. Os valores variam entre R$ 20,00 e R$ 40,00, valendo a Lei da Meia Entrada. Na grade de apresentações estão shows internacionais e de grandes nomes como Ney Matogrosso, Nany People, Céu e Vanessa Moreno.

Os preços se mantêm acessíveis por conta de algumas atrações serem financiadas pela Lei de Incentivo à Cultura Federal.

Durante esse período a Casa de Cultura Mario Quintana, a Casa de Espetáculos, Centro Cultural 25 de Julho, Centro Histórico Cultural Santa Casa, Farol Santander, Teatro de Arena e Bar do Nito serão alguns dos locais que recebem as atrações.

Fora de Porto Alegre o Teatro do Sesc Canoas receberá cinco apresentações durante o período do evento.

Primeira noite de espetáculo

Público também pode aproveitar a meia-entrada

Imagem: Reprodução/Divulgação

Filme brasileiro terá música ao vivo interpretada pelo Bando Celta, grupo musical neo-folk

Imagem: Reprodução/Divulgação

Abrindo os trabalhos, o Porto Verão Alegre conta com seis programações diferenciadas nesta terça-feira, 10. Do teatro ao cinema e passando pela música, algumas das atrações ainda têm ingressos disponíveis.

Com duração de 60 minutos, a atriz e comediante Angela Dippe traz a “palestra” Aos 60 – Uma aventura hormonal da puberdade à menopausa. Com 60 anos, 60kg, 1,60m e nascida nos anos 60 a atriz relata de forma irreverente a sua jornada.

Em O Assassinato de Santiago o público se tranforma em detetive e precisa ajudar a desvendar um crime. O espetáculo propõe uma “reflexão sobre os reais valores das relações humanas, que se esvaziaram em tempos de corrupção, ódio, ganância e excessivo capitalismo”.

Cinema e música unidos é o que aguarda quem garantir o ingresso para o Cine Soar. Na sessão desta terça-feira o filme Beira-mar conta com as intervenções musicais do grupo Bando Celta. O filme tem classificação etária de 16 anos, duração de 120 minutos e conta a história de Tomaz e Martin, dois amigos que se abrigam em uma casa de vidro à beira-mar, para tentar lidar com a estranha distância que surgiu entre os dois.

A peça de teatro Diário secreto de uma secretária bilíngue leva o público para uma reflexão sobre passado, presente e futuro. Depois de 30 anos em uma empresa Marjori percebe que será demitida, ela gasta sua vida em função de coisas que ela própria não escolhe, aceitando o que o destino lhe dá.

A apresentação Macho Homem Frágil, do bailarino e coreógrafo Eduardo Severino traz temas como violência e fragilidade. O objetivo é fazer a plateia pensar sobre este homem, macho brasileiro/latino americano/gauchesco. Com classificação livre, a peça tem 40 minutos de duração.

Mujeres de água, o espetáculo de dança que apresenta as vivências e perspectiva de mulheres que amadureceram por meio do Flamenco, já está com os ingressos esgotados.

Douglas Glier Schütz é estagiário de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de César Fraga, editor.

Comentários