CULTURA

Fundação Ecarta mantém programação em fevereiro

Pela primeira vez desde a sua criação, a Ecarta mantém aberta a programação em fevereiro, com música, artes visuais, atividades educativas para doação de órgãos e cozinha solidária
Da Redação / Publicado em 1 de fevereiro de 2023

Foto: Divulgação

Ecarta abre a programação para quem fica em Porto Alegre em fevereiro. Entre as atrações, a exposição (R)EXISTE!, de obras a partir de oficinas nas ocupações urbanas

Foto: Divulgação

Duas exposições de artes visuais e show musical integram as atividades culturais da Fundação Ecarta neste mês. Desde a inauguração da Ecarta, há 18 anos, essa é a primeira vez que a casa se mantém aberta em fevereiro.

No dia 11 de fevereiro, o projeto Ecarta Musical recebe o cantor e compositor Zé Caradípia com o show Acústico, às 18h, com entrada franca.

Foto: Nilton Santolin

No dia 11, o cantor e compositor Zé Caradípia apresenta o show Acústico, às 18h, com entrada franca

Foto: Nilton Santolin

Com 30 anos de carreira, o músico interpreta com voz e violão 15 canções suas e em parceria com diferentes autores. A apresentação também tem transmissão pelo canal do Youtube da Fundação Ecarta.

Artes visuais em dose dupla

Not available

Mostra Quarto de Girão, com obras de Artur Ferreira

Not available

Na Galeria Ecarta estão em cartaz as exposições (R)EXISTE!, mostrando a produção artística gerada a partir de oficinas nas ocupações urbanas com a população em situação de vulnerabilidade.

A curadoria é do Projeto Ocupação Cultural dos ativistas Fernando Knup e João Kowacs.

A mostra apresenta pinturas, mosaicos, artesanato em recicláveis, fotos, vídeos e desenhos representativos do movimento de luta pela moradia nos centros urbanos. O Brasil tem déficit estimado de seis milhões de moradias.

No Projeto Potência, no segundo andar da Fundação, pode ser conferida a produção contemporânea de artes visuais do artista Artur Ferreira, que traz a mostra Quarto de Gitão.

O artista explora questões relacionadas à representação figurativa e à sensibilidade humana através da história por meio de linguagens formais da arte, como desenho, escultura e pintura.

A partir de artefatos e manifestações artísticas do passado, coloca a linha do tempo da história humana sob novas perspectivas e possibilidades de interpretação.

O Potência foi criado em 2022, ampliando os espaços expositivos para arte contemporânea e jovens artistas.

As mostras ficam em cartaz até 5 de março, de terças à domingos, das 10h às 18h, com entrada franca.

Cultura Doadora e Cozinha Solidária

Foto: Venilton Kuschler

Projeto Cultura Doadora completa 10 anos

Foto: Venilton Kuschler

O projeto Cultura Doadora completa 10 anos e segue com painéis on-line, tratando do incentivo à doação de órgãos e à melhoria da infraestrutura em saúde para ampliação de transplantes.

O Rio Grande do Sul já foi o primeiro no ranking de doação e transplantes e hoje ocupa a oitava posição.

A programação pode ser conferida nas redes sociais do Cultura Doadora e no site da Fundação.

O projeto Cozinha Solidária prossegue com a produção de refeições para a população em situação de rua em parceria com o coletivo Amigos da Rua.

A ação voluntária  aceita doações de alimentos para compor o cardápio.

Informações no www.ecarta.org.br e nas redes sociais da Fundação e dos projetos.

Comentários