CULTURA

Mostra homenageia Luis Fernando Verissimo em Porto Alegre

Entre os cartunistas estão, Angeli, Baptistão, Cau Gomez, Cavalcante, Dalcio, Fernandes, Laerte e Lula Palomares, além dos irmãos Chico e Paulo Caruso
Por César Fraga / Publicado em 17 de março de 2023
Mostra homenageia Luis Fernando Verissimo, em Porto Alegre

Foto: Igor Sperotto/Arquivo Extra Classe

Mostra contará com trabalhos de 92 caricaturistas, cartunistas, chargistas, quadrinistas e ilustradores de várias partes do Brasil

Foto: Igor Sperotto/Arquivo Extra Classe

No próximo domingo, 19 de março, o escritor Luis Fernando Verissimo será homenageado pelos seus 86 anos de vida com a mostra  Caríssimo Verissimo, na praça Mafalda Verissimo, também conhecida como praça da caixa D’água, na esquina da rua Felipe de Oliveira com a Borges do Canto, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. O evento ocorrerá das 11 às 19 horas.

A mostra terá desenhos produzidos por 92 caricaturistas, cartunistas, chargistas, quadrinistas e ilustradores de várias partes do Brasil. Há produções de artistas de Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, entre outras cidades do País. A iniciativa e o patrocínio são do Espaço Cultural Amélie.

Entre os cartunistas estão, Angeli, Baptistão, Cau Gomez, Cavalcante, Dalcio, Fernandes, Laerte e Lula Palomares, além dos irmãos Chico e Paulo Caruso, este último faleceu no último dia 4 de março. Ao retratar o rosto ou a figura de Luis Fernando, os desenhistas buscam enaltecer o autor de mais de 80 livros com artes de diferentes estilos, formas e técnicas.

O evento faz parte da programação especial do projeto Vive Petrópolis e além da exposição, entre 11h e 19h a praça será palco para feira de arte e artesanato, apresentações artísticas, comidas típicas do Pará, chopp e música.

De acordo com Fernanda Verissimo, filha de Luis Fernando, o homenageado não estará presente, porque acabou de voltar do hospital, onde ficou uns dias em razão de uma infecção. Ela e o irmão Pedro Verissimo representarão a família no evento. “Ele continua se recuperando lentamente do AVC, ainda com muita dificuldade em se comunicar”, contextualiza Fernanda.

Colunista do Extra Classe desde a primeira edição, Verissimo, ainda  publica no jornal crônicas de seu acervo pessoal. Ele sofreu acidente vascular ocorrido em janeiro de 2021 e segue em recuperação. Verissimo completará 87 anos em setembro.

Confira algumas matérias e entrevistas em que Luis Fernando Verissimo conversou com o Extra Classe:

Verissimo pergunta: vem aí mais barbárie?
2020 – “Tem gente boa no horizonte. O problema é que o horizonte fica longe. É melhor esperar o pessoal chegar mais perto para ver quem entusiasma”.

Verissimo: o brasileiro está mudando de caráter
2017 – Na conversa, Verissimo relatou um pouco sua relação com a escrita, as preocupações com a onda reacionária que toma conta do país e o arrependimento de não ter seguido a carreira de músico

Cronista tem que ter lado
2016 – Verissimo se considera um homem de esquerda, mas ressalva: “Não sou um ativista político. Dou meu palpite, minha opinião, e me descreveria como um socialista democrático”. Ao se definir, logo se compara ao pai: “Ele se declarava socialista, contra qualquer tipo de totalitarismo, de esquerda ou de direita. Esta é minha posição”.

Comentários