CULTURA

Seminário Mulheres e o Ensino de Arte tem inscrição gratuita

A atividade, que começa na próxima terça-feira, 14, e se estende até sexta-feira, 17, será online, com transmissão pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Ufrgs no Youtube
Por Valéria Ochôa / Publicado em 10 de março de 2023

Foto: Memorial Denis Bernardes - Biblioteca Central/UFPE

Alunas, alunos e professores da Escola de Belas Artes de Pernambuco em 1932

Foto: Memorial Denis Bernardes - Biblioteca Central/UFPE

De segunda a sexta-feira, da próxima semana, 14 a 17 de março, das 9h às 11h15min, será realizado o seminário Mulheres e o Ensino de Arte no Brasil. A atividade, 100% online e com inscrições gratuitas, tem financiamento do Pró-Cultura RS e da Secretaria de Cultura do estado e conta com parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

As inscrições devem ser efetuadas por formulário eletrônico. Será fornecido certificado de participação.

O seminário será transmitido pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/Ufrgs) no YouTube. Todos os encontros terão tradução simultânea em Libras.

A atividade é organizada por Rosane Vargas, jornalista, historiadora da arte e doutoranda em Artes Visuais (Ufrgs), e por Daniela Kern, professora do Instituto de Artes da Ufrgs e coordenadora da pesquisa Historiografia feminista da arte: tendências e impasses. A produção é de Fernanda Soares da Rosa, historiadora, curadora, produtora cultural e doutoranda em Artes Visuais (Ufrgs), e Mariá Teixeira, museóloga, produtora cultural e mestranda em Artes Visuais (Ufrgs).

Ao longo de quatro manhãs, pesquisadores e pesquisadoras de diversas regiões do país apresentarão comunicações destacando aspectos da formação, da docência e da produção de mulheres nas artes visuais, as estratégias, as estruturas e as oportunidades acessadas/negadas em diferentes períodos às mulheres no campo da arte.

O evento contará com a presença de três pesquisadoras e um pesquisador convidados e oito pesquisadores selecionados por edital lançado em 2022 como parte do projeto.

Pesquisadoras e pesquisador convidados

No dia 14, o convidado será Alexandre Araujo Bispo, antropólogo, crítico e curador; coautor, entre outros, de Artes, saberes, antropologia (2021); Arte contemporânea 2000-2020 (2021); Paulo Nazareth: Melee (2021); e Mulheres fotógrafas, mulheres fotografadas: fotografia e gênero na América Latina (2021).

Para o dia 15, a convidada será Cristiana Tejo, doutora em Sociologia pela Universidade de Pernambuco (UFPE), curadora independente e cogestora do Espaço NowHere, pesquisadora integrada no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa; pesquisadora do projeto Artistas e Educação Radical na América Latina: Anos 1960/1970, coordenado por Giulia Lamoni, e organizadora das publicações Paulo Bruscky: Arte e Multimeios e Curadoria em cinco dimensões.

A convidada, no dia 16, será Madalena Zaccara, professora titular da UFPE e professora visitante na Sorbonne, Paris; autora, entre outros, do livro De sinhá prendada a artista visual: os caminhos da mulher artista em Pernambuco.

No último dia de evento, a convidada será Arissana Pataxó, professora e artista visual, mestre em estudos étnicos e africanos e doutoranda em artes visuais (Universidade Federal da Bahia – FBA). Ela pertence à etnia Pataxó e, como artista visual, traz discussões que fazem parte de suas vivências junto ao seu povo e a outros povos indígenas.

Programação do seminário

14 de março

9h – 9h10 – Apresentação do evento

9h10 – 9h40 –  Alexandre Araujo Bispo: Educação sentimental: Alice Rezende, uma artista negra na década de 1950, entre o consumo e a produção

09h40 – 10h – Natália Rezende Oliveira: Entrelaces críticos no ensino e aprendizagem de Artes da Fibra na UFMG

10h – 10h10 – Intervalo

10h10 – 10h30 – João Paulo Ovidio: A artista-professora Renina Katz

10h30 – 11h15 – Debate

15 de março

9h – 9h30 – Cristiana Tejo: Celeida Tostes e Lygia Clark: pedagogias radicais

9h30 – 9h50 – Raquel Santos: E eu, não sou uma educadora?

09h50 – 10h – Intervalo

10h – 10h20 – Lívia de Azevedo Silveira Rangel: Arte do visível, artistas invisibilizadas: fotografia e apagamento da história das mulheres fotógrafas no Brasil

10h20 – 11h15 – Debate

16 de março

9h – 9h30 – Madalena Zaccara: Fedora do Rego Monteiro: da École de Paris à Escola de Belas Artes de Pernambuco

9h30 – 9h50 – Nádia da Cruz Senna e Ursula Rosa da Silva: Ensino de arte em Pelotas: um legado feminino e feminista

09h50 – 10h – Intervalo

10h – 10h20 – Aline Alessandra Zimmer da Paz Pereira e Ana Cláudia de Moura Cabral: Mulheres nas artes, lacunas do ensino e urgências de pesquisa: publicações de discentes do Instituto de Artes da Ufrgs no Repositório Digital Lume

10h20 – 11h15 – Debate

17 de março

9h – 9h30 – Arissana Pataxó: Arte na sala de aula: uma experiência em educação escolar indígena

9h30 – 9h50 – Marcia Braga: Aprender com o que vem de dentro: a exposição Balcão da Cidadania: encarceramento feminino e múltiplos olhares no tempo, um convite a refletir sobre a questão prisional na atualidade

09h50 – 10h – Intervalo

10h – 10h20 Orlane Pereira Freires e Priscila de O. Pinto Maisel: Apagamento e memória: a cerâmica de Helósia Pinheiro

10h20 – 11h15 – Debate

Comentários