CULTURA

Sonata Visual traz música, tecnologia e arte contemporânea para Porto Alegre

O projeto, desenvolvido pelo guitarrista Rafael Rosa, inicia no dia 23 de março, no Teatro de Arena
Da Redação / Publicado em 20 de março de 2023

Sonata acontece no dia 23 no Teatro de Arena

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Reconstruir a obra de artistas modernistas do início do século 20 e transformá-las em sonatas. Esse é o objetivo do projeto Sonata Visual. Reunindo música, tecnologia e arte contemporânea, o espetáculo foi desenvolvido pelo guitarrista e arquiteto Rafael Rosa.

A primeira apresentação, que ocorre no dia 23 de março, no Teatro de Arena, às 19h, homenageia o holandês Piet Mondrian, ícone do período modernista. Na performance, será feita uma projeção em que os impulsos sonoros emitidos pela guitarra serão convertidos em traços e pinturas virtuais baseadas nas características de Mondrian.

Sonata Visual é um trabalho de anos de pesquisa de Rafael Rosa, que também é professor de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 2022 ele foi à Europa para visitar museus e escolas com o objetivo de pesquisar os artistas contemporâneos que serviram de base para a criação do projeto.

Recursos estaduais

O projeto 3Delay – Sonata Visual é realizado com recursos do Pró-Cultura RS | FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O incentivo possibilitou três apresentações. Além do dia 23 de março, ainda ocorrerão dois movimentos, nos quais serão reconstruídas as obras de Wassily Kandinsky e Paul Klee. Sonata Visual também terá sessões destinadas a estudantes da rede estadual de ensino.

SERVIÇO

3Delay – Sonata Visual
Quando: Quinta-feira, 23 de março, às 19h
Onde: Teatro de Arena – Av. Borges de Medeiros, 835 – Centro Histórico, Porto Alegre
Entrada Franca

Comentários