CULTURA

Autografaço com Santiago e Edgar Vasques

Cartunistas Neltair Rebés Abreu, o Santiago, e Edgar Vasques, promovem um domingo de autógrafos e bate-papo sobre literatura e desenho
Por Gilson Camargo / Publicado em 28 de abril de 2023

Fotos: Olga Pacheco/ Aline More/ Divulgação

Santiago e Vasques promovem bate-papo sobre literatura e desenho e um “autografaço”

Fotos: Olga Pacheco/ Aline More/ Divulgação

Os cartunistas Neltair Rebés Abreu, o Santiago, e Edgar Vasques, promovem um domingo de autógrafos com um debate sobre desenho e literatura a partir dos livros publicados por eles pela Libretos Editora. O autografaço será no próximo domingo, 30, a partir das 16h, na nova Livraria Santos (Pontal Shopping, na Padre Cacique, 2893 – Cristal).

Uma das estrelas desse acervo é o recém-lançado Tragédia da Rua da Praia em quadrinhos (Libretos, 60p, 2ª edição), com ilustrações de Edgar Vasques e texto de Rafael Guimaraens.

A HQ recria uma história real de setembro de 1911 em Porto Alegre. Quatro misteriosos estrangeiros assaltam uma casa de câmbio na Rua da Praia e se envolvem em uma fuga enlouquecida pelo Centro da capital gaúcha, a pé, de carruagem, de bonde e até a bordo de uma carrocinha de leiteiro. Os desenhos de Vasques imprimem o ritmo frenético dos acontecimentos e retratam a belle époque porto-alegrense do início do século 20.

Santiago apresenta Caderno de Desdenho (Libretos, 2022, 140 p.), que reúne o melhor de sua produção dos últimos 30 anos, com desenhos inéditos e muitos publicados em revistas e jornais.

Dentre 100 premiações em salões nacionais e internacionais, 16 cartuns vencedores selecionados constam desta obra comemorativa. São cartuns universais e atemporais que abordam temas como ecologia, costumes e crítica social.

Edgar Vasques

Imagem: Libretos/ Reprodução

Trecho de Tragédia da Rua da Praia no traço de Vasques

Imagem: Libretos/ Reprodução

Ilustrador, artista gráfico, cartunista e exímio aquarelista Edgar Vasques é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Ufrgs em 1979.

Não exerceu a profissão, mas teve a oportunidade de expressar sua habilidade para o desenho.

Publicou pela primeira vez na revista Grillus, editada pelo Diretório Acadêmico da universidade, para a qual criou o personagem Rango, um dos mais célebres anti-heróis das tiras brasileiras, símbolo de resistência à ditadura militar.

“O primeiro conto que ilustrei e recebi por isso foi um conto do Armindo Trevisan chamado Canoa, peixe, menino. Na verdade, a primeira vez que me pagaram foi quando eu fiz um desenho de uma cena de futebol pro carnê do Campeonato Gaúcho quando tinha 14 anos”, relatou em 2018 em entrevista ao Extra Classe, que publica regularmente a tira do Rango.

Vasques participou do boom do humor dos anos 1970. Trabalhou nos jornais Folha da Manhã (RS), Diário do Sul (RS), Pasquim (RJ), revista Versus, Playboy (na qual desenhava as aventuras do Analista de Bagé, personagem de Luis Fernando Verissimo) e Coojornal.

Publicou no exterior pela revista Charlie Hebdo (França). É autor de vários livros de caricatura, humor e histórias em quadrinhos, tendo publicado em 1999 a elogiadíssima HQ Sottovoce.

Pela Libretos, também participou das publicações Rua da Praia – um passeio no Tempo (2010), Mercado Público – Palácio do povo (2012), Águas do Guaíba (2015) e O país da suruba (2017), entre outros.

Santiago autografaço

Imagem: Libretos/ Reprodução

Aquecimento global: desenho do “Caderno de Desdenho”

Imagem: Libretos/ Reprodução

Neltair Rebés Abreu, o Santiago, estudou Arquitetura na Ufrgs. Trabalhou por dez anos na Folha da Tarde, para o CoojornalPasquim, revista Bundas, jornal Pasquim 21, O Interior, O Estado de S. PauloJornal do Comércio e desenha atualmente para o jornal Extra Classe e revista Le Monde Diplomatique Brasil. Editou 18 livros de humor gráfico, sete destes com o seu personagem, o Macanudo Taurino.

Santiago foi premiado oito vezes no concurso do jornal Yomiuri Shimbun de Tóquio, sendo em uma ocasião o Grand Prix, o prêmio máximo, concorrendo com 16 mil desenhos do mundo inteiro.

Venceu cinco vezes o Salão de Piracicaba e, em 1992, foi presidente de honra do certame. Ganhou por vinte vezes, a maioria por desenhos publicados no Extra Classe, o prêmio de melhor charge editorial da Associação Rio Grandense de Imprensa.

Obteve o prêmio do Salão de Cartuns do Canadá em 1987 e na Alemanha em 1983. Arrebatou o primeiro lugar no Salão de Humor Antiguerra, na Bulgária em 1987 e foi premiado duas vezes no Salão Carioca de Humor em 1997 e 2008.

Em 1987, a revista especializada em humor gráfico, Witty World, dos Estados Unidos, colocou seu nome entre os dez melhores do mundo, junto com Quino, Aragonés, Sempé e Mordillo.

Originais do cartunista podem ser encontrados no Museu da Caricatura, em Basiléia, Suíça. Dedica-se também às histórias em quadrinhos, sua paixão desde sempre. Já publicou contos vivenciados em Causos do Santiago (Zarabatana, 2013) e A menina do Circo Tibúrcio (Libretos, 2016). autografaço, autografaço, autografaço

Comentários