CULTURA

Fundação Ecarta abre duas exposições neste sábado

Violência contra a mulher, questionamento sobre corpo e consumo são aspectos que integram as mostras Pisando em ovos e ABUSO! que ficam em cartaz até 28 de maio
Da Redação / Publicado em 27 de abril de 2023

Mostras inauguram na Fundação Ecarta

Imagem: Ana Flores/Divulgação

Imagem: Ana Flores/Divulgação

Dentro das comemorações de 18 anos da Fundação Ecarta, o espaço da Galeria receberá duas exposições a partir do próximo sábado, 29 de abril. Pisando em ovos e ABUSO! abordam as temáticas violência contra as mulheres, subjetividades femininas e reflexões sobre corpo e consumo, respectivamente.

Ana Flores e Simone Barros são as responsáveis por Pisando em ovos. Para a curadora Ana Zavadil, a exposição, por meio de suas linguagens, traz a discussão das múltiplas resistências femininas. “As artistas tensionam normas e padrões preestabelecidos. Nas duas propostas são criadas redes de sentidos que atravessam sentimentos em uma relação viva com o outro”, aponta a curadora

Mostras inauguram na Fundação Ecarta no próximo sábado

Imagem: Divulgação/Michele Martines

Imagem: Divulgação/Michele Martines

ABUSO!, de Michele Martines, ocupa a sala do Projeto Potência. A exposição traz reflexões sobre corpo e consumo a partir da manipulação de imagens de anúncios. A artista apresenta pinturas que buscam inverter a lógica da extensa iconografia, desde as pinturas renascentistas até a publicidade atual, na qual a mulher figura como objeto do olhar.

Ao dispor imagens destacando voluptuosos corpos masculinos “para serem admirados, comparados e escolhidos”, a artista tensiona questões vinculadas a gênero e tradição. Essa proposta foi selecionada no edital de exposições temporárias da Fundação Ecarta 2023.

SERVIÇO

Exposições Pisando em Ovos e ABUSO!

Quando: sábado, 29 de abril, às 11h

Onde: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Visitação: até 28 de maio, de terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados. Entrada franca.

Comentários