CULTURA

Fundação Ecarta divulga selecionados para exposições temporárias

Edital contou com 48 inscrições para o Projeto Potência, das quais seis foram selecionadas. Para a exposição na Galeria foram 17 submissões e um projeto escolhido
Da Redação / Publicado em 24 de abril de 2023

Projeto Potência divulga selecionados

Imagem: Leonardo Fanzelau/Divulgação

Imagem: Leonardo Fanzelau/Divulgação

A Fundação Ecarta divulgou os resultados do edital que selecionou sete projetos de artes visuais para o ano de 2023. Foram escolhidas seis propostas entre 48 inscritas para o Projeto Potência. A Galeria Ecarta recebeu 17 propostas, das quais uma foi selecionada. As inscrições ocorreram por meio de edital aberto entre 17 de fevereiro e 19 de março de 2023.

Leonardo Verardo Fanzelau foi o artista selecionado para expor na Galeria Ecarta, com o projeto “Salão dos Desclassificados”. O projeto suplente é Coletivo “Revista Fracasso”, de Porto Alegre

Para as seis exposições na sala do Projeto Potência, inaugurado em 2022 e dirigido a jovens artistas e arte contemporânea, foram selecionados:

André Dias Vieira – “Fotografia, memória e ficção: um triângulo amoroso” – Alvorada;

Coletivo Las Mariposas – “Tendero – Romper silêncios – Fomentar Redes” – Porto Alegre;

Isabelle Baiocco – “Ruídos da lembrança” – Porto Alegre;

Michele Martines – “Abuso” – Montenegro;

Thiago Madruga – “Afrogauchismo em cartaz (2023)” – Rio Grande;

Yuri Zarite – “Eu Já Sei Brilhar” – Pelotas;

Suplente: Zarro – “Desimportantes” – Porto Alegre.

Pluralidade e democratização

Projeto Potência tem seis selecionados

Imagem: Leonardo Fanzelau/Divulgação

Imagem: Leonardo Fanzelau/Divulgação

A descentralização é uma das marcas desta seleção, que contempla vários municípios gaúchos. O Comitê Curatorial foi composto por Janice Martins Appel, Nicolas Beidacki e Walter Karwatzki, sob a orientação de André Venzon, coordenador da Galeria de Arte da Fundação Ecarta.

Venzon destaca que entre os critérios de avaliação das proposições foram consideradas ainda a abordagem de novas linguagens, transversalidade das artes, democratização e acesso aos espaços culturais, pesquisa, reflexão e produção.

Também foram observados itens relacionados à oportunidade, pluralidade, qualidade e profundidade conceitual, contemporaneidade, coerência entre proposta e currículo dos projetos inscritos

Galeria Ecarta

O espaço é o projeto-âncora entre os cinco projetos permanentes da Fundação Ecarta, criada há 18 anos em Porto Alegre com aniversário no próximo dia 29 de abril.

É dedicada especialmente à arte contemporânea, desenvolvendo mostras, circuitos de debates e oficinas, contribuindo no fomento e fortalecimento das artes visuais e na formação de público.

Nesses 18 anos foram realizadas mais de 150 mostras com grande pluralidade de artistas e vertentes criativas, sempre acentuando ações de democratização do acesso e fortalecimento da cidadania.

Comentários