CULTURA

4° Festival Internacional de Videodança está com inscrições abertas

O evento tem como objetivo oferecer espaços de expressão e novas linguagens com temática livre. Os trabalhos podem ser inscritos até 29 de junho.
Da Redação / Publicado em 2 de maio de 2023
Festival de videodança de 2021

Imagem: Melanie Alfie/Divulgação

“La tarde infinita”, obra da argentina Melanie Alfie, apresentada no FIVRS 2021

Imagem: Melanie Alfie/Divulgação

As inscrições para o 4º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (FIV/RS), promovido pela Fundação Ecarta e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), estão abertas e vão até o dia 29 de junho. Os trabalhos devem ser inscritos em formulário próprio, disponível no site da Fundação.

O Festival é construído a partir de uma convocatória internacional a artistas, que submeterão suas produções à avaliação de um comitê. A temática é livre e os trabalhos devem ter menos de dez minutos de duração. Os trabalhos selecionados serão divulgados em 1º de agosto.

A exibição será de 29 de agosto a 1º de outubro deste ano na Fundação Ecarta, em Porto Alegre, e no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, em Pelotas, com entrada franca.

A expectativa dos organizadores é receber criações de todo o mundo, assim como ocorreu nas edições anteriores. No ano passado, foram selecionados 47 trabalhos entre 142 inscritos de 27 países (Alemanha, Argélia, Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Israel, Itália, Malásia, México, Polônia, Portugal, Rússia, Tanzânia, Uruguai e Venezuela).

“A cada edição uma nova comissão avaliadora é formada também para permitir a heterogeneidade dos olhares de cada integrante”, registra Carmem Hoffmann, professora do Mestrado em Artes da Ufpel, uma das coordenadoras do Festival, juntamente com a professora Rosângela Fachel.

“O espaço da Fundação Ecarta está aberto às diferentes expressões artísticas de diferentes linguagens. A cada ano o Festival se consolida como mais um espaço de expressão e divulgação da dança de diferentes partes do mundo. É uma satisfação sermos realizadores e multiplicadores dessa iniciativa”, destaca o coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon.

Videodança é uma linguagem artística contemporânea que faz a confluência entre a dança, a arte de mover-se e a arte de produzir imagens técnicas em movimento, tais como o cinema, o vídeo e as artes digitais.

Comentários