CULTURA

Terceira edição do Sarau Libretos promove democratização da leitura

Evento ocorre no dia 18 de maio, no Centro do Migrante - Biblioteca Cirandar, das 11h às 20h
Por Douglas Glier Schütz / Publicado em 16 de maio de 2023

Sarau Libretos terá apresentação de Afoxé

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Centro Histórico de Porto Alegre será mais uma vez palco de promoção à cultura e ao conhecimento. Na sua terceira edição, o Sarau Libretos traz na sua programação rodas de conversa, contação de histórias, debates, apresentações culturais e exposição de livros. O evento ocorre na próxima quinta-feira, 18 de maio, das 11h às 20h, no Centro do Migrante – Biblioteca Cirandar, na Rua dos Andradas, 851. A entrada é franca.

O Sarau Libretos tem como objetivo democratizar e promover a leitura em diferentes bairros de Porto Alegre. A diretora da editora Libretos, Clô Barcellos, explica que a escrita e a leitura são ferramentas de resistência e identidade.

“O Sarau Libretos assume a cada edição maior potencial como ferramenta de efetiva conscientização, difusão e estímulo à leitura, dentro de seus pilares básicos de proposição”, aponta.

Com edições já realizadas no Morro da Cruz e no Morro Santana, as próximas localidades que receberão o evento são a Vila Bom Jesus e a Restinga. A iniciativa tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-cultura RS FAC Publicações (Fundo de Apoio à Cultura).

Programação

Programação Sarau Libretos

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

11h às 20h – Exposição de livros da Libretos

13h30 – Roda de conversa com Rafael Guimaraens. O escritor fala com estudantes do Clube de Leitura Escola Oscar Schmidt da Ilha das Flores, sobre sua obra que trata em geral sobre Porto Alegre. Dentre outros títulos, vão debater o livro “Fim da Linha – o crime do bonde”, um trabalho que inclui parâmetros de civilização e aborda questões públicas como direitos e cidadania.

15h30 – Contação de história com Rosane Castro. A escritora e narradora de histórias conversa com estudantes do 3° e 4° anos da Escola Estadual Paula Soares, acerca do livro “Batidas de Okàn”, que traz uma história ficcional, ambientada no cenário cultural de uma família brasileira de origem africana e apresenta palavras do idioma yorubá – tais como okàn (coração) e Ijó (dançar).

18h – Bate-papo com Taiasmin Ohmacht mediado por Fabiana Sasi sobre a obra “Vozes de Retratos Íntimos”, da Editora Taverna.

19h – Apresentação Afoxé às Yabàs e diálogo com coletivo na perspectiva antirracista. Para público em geral e voluntárias da entidade, com objetivo de formação.

O Afoxé, de origem iorubá, é um símbolo da cultura africana no Brasil. Conhecido como “Candomblé de rua”, é uma manifestação que busca levar o axé para fora dos terreiros. Algumas de suas características são as roupas, nas cores dos Orixás, os instrumentos de percussão, as cantigas em língua iorubá e a dança.

Além disso, religiosidade e resistência andam juntas nessa manifestação da cultura popular. O Grupo Afoxé às Yabás é formado por capoeiristas, dançarinas, ativistas e musicistas. Elas buscam a sonoridade e o ritmo percussivo do afoxé por meio da dança e do canto, vivenciando a cultura do Afoxé, conforme os seus fundamentos e legado deixado pelo Mestre Moa do Katende.

SERVIÇO

Sarau Libretos no Centro do Migrante – Biblioteca Cirandar

Quando: Quinta-feira, 18 de maio, das 11h às 20h

Onde: Biblioteca Cirandar – Rua dos Andradas, 851, Centro Histórico

Entrada Franca

O evento também será transmitido em tempo real pela página do Facebook e no canal do YouTube da editora

 

Douglas Glier Schütz é estagiário de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de César Fraga.

Comentários