CULTURA

Galeria Ecarta recebe prêmio da Associação dos Escultores do RS

A premiação que ocorreu no dia 10, contemplou a Galeria com o Prêmio Destaque em Espaço Expositivo
Por Nicoly Owicki / Publicado em 15 de janeiro de 2024
Galeria Ecarta recebe prêmio da Associação dos Escultores do RS

Foto: Paulo Corrêa/ Divulgação

Presidente da Fundação Ecarta, Marcos Fuhr, ao lado da Coordenadora do Escritório Estadual do RS do Ministério da Cultura, Adriana Xaplin, e do coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon

Foto: Paulo Corrêa/ Divulgação

A Galeria Ecarta recebeu o Prêmio Destaque em Espaço Expositivo entregue pela Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (Aeergs).

A premiação que ocorreu no dia 10, contou com os nove premiados que receberam a distinção por suas atividades. O troféu foi recebido pelo presidente da Fundação Ecarta, Marcos Fuhr, e pelo coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon.
“A escolha se deve aos quase 20 anos de trajetória da Galeria, que expressa a missão de fazer da arte um caminho para o desenvolvimento democrático, através da diversidade e da pluralidade cultural da sua programação”, registrou a presidente da Aeergs, Adriana Xaplin.
Desde o início do projeto, em 2005, a galeria de arte teve à frente expressivos nomes das artes visuais no RS, como o professor Paulo Gomes, a produtora cultural Adriana Donato, os curadores e pesquisadores, Gabriela Motta e Léo Felipe e, desde 2018, é coordenada pelo artista visual, curador e gestor cultural, André Venzon.
O prêmio Aeergs integra o calendário de 40 anos da entidade. O evento incluiu a abertura de duas exposições que podem ser visitadas com entrada franca até 15 de março de 2024, das 10h às 17h, de segunda à sexta-feira na sede da entidade (Rua Camerino, 34 – bairro Petrópolis, Porto Alegre).
A premiação da Aeergs priorizou propostas coletivas ou individuais com grande público com intuito de visibilizar iniciativas culturais que promovem o segmento de escultura na história do estado.
A Galeria Ecarta, está com três exposições em cartaz: Diálogo: a escuta do barro, do Coletivo Bando de Barro, El Tendedero de Mónica Mayer – Romper Silêncios, Fomentar Redes, do Coletivo Las Mariposas, e Corporeidade trans: fragmentos cotidianos, de Marina Reidel, estarão disponíveis para visitação até o dia 28 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada franca, na sede da Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – bairro Farroupilha, Porto Alegre).

Destaques Prêmio Aeergs

Acervo: Heitor Bergamini
Atelier de Produção: Atelier Tania Resmini Coletivo Independente: Confraria das Pedras/Canela
Encontro de Escultores: Workshop Internacional de Esculturas de Itapuã/Viamão
Espaço Expositivo: Galeria Ecarta
Evento Comunitário:Natal no Morro/ Arvorezinha
Institucional: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MAC
Parceria Comunitária: Janete Viccaria, bairro Petrópolis/Porto Alegre
Produção Cultural: Ângela Martins/Bento Gonçalves

Nicoly Owicki é estagiária de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de Gilson Camargo.

Comentários