CULTURA

Ecarta abre edital para exposições no Projeto Potência

Inscrições podem ser feitas até 23 de fevereiro. Espaço é voltado à arte contemporânea e jovens artistas
Por Redação / Publicado em 15 de fevereiro de 2024

Foto: Igor Sperotto

Detalhe da sala do Projeto Potência, que já apresentou trabalhos de mais de 20 artistas desde sua inauguração em 2022

Foto: Igor Sperotto

A Fundação Ecarta, espaço artístico e cultural com sede em Porto Alegre, RS, lançou edital de seleção de exposições temporárias para a programação de 2024 do Projeto Potência.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 23 de fevereiro por artistas residentes no Rio Grande do Sul com propostas que valorizem e fortaleçam a diversidade cultural, as novas linguagens e a transversalidade das artes.

A sala do Projeto Potência é dedicada à arte contemporânea produzida por jovens artistas ou em início de carreira.

Entre os critérios do edital  para a seleção, estão profundidade conceitual, excelência formal, qualidade e contemporaneidade da poética visual, coerência entre proposta e currículos apresentados e adequação ao espaço.

Interessados devem enviar proposta por e-mail em um único documento em formato PDF, contendo descrição do projeto expositivo, portfólio do artista, currículo resumido de artista e curador, caso haja. As propostas serão analisadas por uma comissão especializada.

Espaço para arte contemporânea – Edital

“Este projeto da Galeria Ecarta amplia os espaços expositivos da cidade para difundir a produção artística contemporânea gaúcha. O edital é uma forma de consolidar e expandir as alternativas democráticas de acesso à Fundação, aproximar público, artistas e curadores que se destacam ou iniciam seu trabalho na cena local”, pontua o coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon.

O Projeto Potência foi instalado em junho de 2022 em uma nova sala de exposição no segundo andar da Fundação Ecarta para ampliar as exposições, unindo pesquisa e difusão de arte contemporânea.

Desde então, já mostraram seus trabalhos mais de 20 artistas com propostas variadas, desde pintura, fotografia, desenho, instalações, entre outras. Participaram Leonardo Lopes, Valéria Barcellos, Pedro EMCB, Kami Bouviet, Artur Ferreira, Isabelle Baiocco, Michele Martines, Vherá Xunú, Thiago Madruga, André Dias, além das coletivas de Yuki Zarate, Luna Girão, Lívia Liu, Natha Calhova e Luah Souza e o coletivo Las Mariposas com Bárbara Rodrigues Marinho, Gabriela Traple Wieczorek, Karen Albuquerque Villela, Mariá Battesini Teixeira, Roberta Scharcow de Vargas e Juliana Isidoro.

Comentários