CULTURA

Adriana de Los Santos apresenta show intimista na Fundação Ecarta

A virtuose da gaita-ponto se apresenta em formato de trio no sábado, 23, para celebrar sua história, alegrias, dores, conquistas e tristezas, "irmanando" sua arte com o empoderamento feminino
Por Bárbara Neves / Publicado em 19 de março de 2024

Foto: Rodrigo Vasques/Divulgação

Foto: Rodrigo Vasques/Divulgação

A acordeonista Adriana de Los Santos apresenta neste sábado, 23, às 18 horas, seu show instrumental Íntimo, no projeto Ecarta Musical. Ela estará acompanhada de Ariane Motta, baixo, e Igor Ribeiro, violão.

O trio apresentará um repertório 12 músicas com pluralidade rítmica de canções regionais gaúchas e autorais. Com mais de 30 anos de carreira, a artista mergulha nas melodias de sua gaita-ponto contando sua história, alegrias, dores, conquistas e tristezas irmanando sua arte com o empoderamento feminino.  A Fundação Ecarta fica na Avenida João Pessoa, 943 em Porto Alegre.

Adriana iniciou a carreira em 1992 tocando gaita ponto. De 2005 a 2012 participou da banda Só Gurias e em 2013 criou as Gurias Gaúchas. Em 2014 tocou na Fiesta Nacional del Chamame em Corrientes/Argentina e no Festival internacional do acordeon, Akkordeonale.

Também recebeu o prêmio Teixeirinha de melhor instrumentista do ano. Em 2016 participou do 4º Festival do RS em Paris/França. Desde 2014 dá aulas de gaita ponto no projeto Fábrica de Gaiteiros, de Renato Borghetti. Também criou e executou diversos projetos culturais.

Igor iniciou sua trajetória no violão aos 13 anos, de forma autodidata. Estudou teoria musical com Algacir Costa, pai de Yamandu Costa e também com o músico Carlitos Magallanes. A partir de 2001 começa a participar de festivais nativistas acompanhando diversos artistas como: Loma, Shana Muller, Flavio Hansen, Paullo Costa entre outros. Nos últimos anos vem realizando shows com o cantor guaibense Manity Oliveira e recentemente fez algumas apresentações com a Banda Gurias Gaúchas e a artista Adriana de Los Santos.

Na seleção estão músicas como Botoneando, Porto Alegre, Mi Pasión, Fandangueando, Chamamecera, Laçador, Vanera para Borges entre outras.

Ariane participou das bandas As Gurias, Só Gurias e As Bahgualadas, que fizeram parte da história da música gaúcha, entre 2005 e 2012. Atualmente trabalha nas Gurias Gaúchas. É formada em Teoria Musical na PUC/RS e recebeu o diploma de Honra ao Mérito da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB). Além de produções musicais, faz trabalhos voluntários para crianças em situação de vulnerabilidade e PCDs. Participa como música de apoio do projeto Fábrica de Gaiteiros e gerencia e executa projetos culturais.

 

Comentários