Arthur de Faria e Pedro Longes apresentam Canciones con Drama no Ecarta Musical
Foto: Vinícius Angeli/Divulgação
Foto: Vinícius Angeli/Divulgação
Com afinidades que passam pela música popular, erudita e de fronteira, os músicos e compositores Arthur de Faria e Pedro Longes apresentam o show Canciones con Drama, abrindo a temporada no projeto Ecarta Musical, da Fundação Ecarta, neste sábado, 9, às 18h.
O show acontece de maneira versátil e dinâmica, em arranjos de pianos, duas vozes e outros instrumentos como o acordeón.
O repertório é composto de canções autorais dramáticas em português e espanhol, como Primera Canción Tragica, canção de Arthur para a trilha sonora do longa-metragem Severina; Marcos, O Ausente, composição de Pedro, que faz parte do seu disco Canções de Amor e Solidão, indicado ao Açorianos 2021.
Também, o repertório conta com releituras como Vida em Marte, de David Bowie, Parte da Religião, de Charly Garcia, Hallelujah, de Leonard Cohen, e Dona Divergência, de Lupicínio Rodrigues.
Trajetórias
Arthur de Faria é músico, arranjador e compositor. Doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS com tese sobre Lupicínio Rodrigues, produziu 28 discos e dirigiu 12 espetáculos. Escreveu 52 trilhas para cinema e teatro em Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires. Lidera a Tum Toin Foin Banda de Câmara. Lançou 20 álbuns, EPs e singles e tocou em meia dúzia de países.
O músico ministra cursos, no Brasil, Argentina e Uruguai, sobre a Música Popular Brasileira. Trabalhou 23 anos em rádio e três em jornal. Publicou ensaios, artigos, fascículos e livros sobre música popular – entre eles Elis: Uma Biografia Musical, Porto Alegre: uma biografia musical e Lupicínio: Uma biografia musical.
Pedro Longes é cantor, compositor, instrumentista e educador, com trabalhos que dialogam com a música popular brasileira, a música erudita e sonoridades latino-americanas.
Com quatro discos lançados, Conexión (2015), Longes Canta Spinetta (2018), Canções de Amor e Solidão (2021), este indicado em duas categorias ao Prêmio Açorianos de Música 2021, e Sinestesias (2021), realizou diversos shows, inclusive no Chile, lugar em que viveu e estudou música durante quatro anos.
Serviço
Show de Arthur de Faria e Pedro Longes no Ecarta Musical
Sábado, 9 de março, 18h – Entrada franca
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre).
Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube