CULTURA

Arthur de Faria e Pedro Longes apresentam Canciones con Drama no Ecarta Musical

Show será neste sábado, 9, às 18h, na sede da Fundação Ecarta, em Porto Alegre, com entrada franca. Também terá transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube
Por Redação / Publicado em 8 de março de 2024

Foto: Vinícius Angeli/Divulgação

Foto: Vinícius Angeli/Divulgação

Com afinidades que passam pela música popular, erudita e de fronteira, os músicos e compositores Arthur de Faria e Pedro Longes apresentam o show Canciones con Drama, abrindo a temporada no projeto Ecarta Musical, da Fundação Ecarta, neste sábado, 9, às 18h.

O show acontece de maneira versátil e dinâmica, em arranjos de pianos, duas vozes e outros instrumentos como o acordeón.

O repertório é composto de canções autorais dramáticas em português e espanhol, como Primera Canción Tragica, canção de Arthur para a trilha sonora do longa-metragem Severina; Marcos, O Ausente, composição de Pedro, que faz parte do seu disco Canções de Amor e Solidão, indicado ao Açorianos 2021.

Também, o repertório conta com releituras como Vida em Marte, de David Bowie, Parte da Religião, de Charly Garcia, Hallelujah, de Leonard Cohen, e Dona Divergência, de Lupicínio Rodrigues.

Trajetórias

Arthur de Faria é músico, arranjador e compositor. Doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS com tese sobre Lupicínio Rodrigues, produziu 28 discos e dirigiu 12 espetáculos. Escreveu 52 trilhas para cinema e teatro em Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires. Lidera a Tum Toin Foin Banda de Câmara. Lançou 20 álbuns, EPs e singles e tocou em meia dúzia de países.

O músico ministra cursos, no Brasil, Argentina e Uruguai, sobre a Música Popular Brasileira. Trabalhou 23 anos em rádio e três em jornal. Publicou ensaios, artigos, fascículos e livros sobre música popular – entre eles Elis: Uma Biografia Musical, Porto Alegre: uma biografia musical e Lupicínio: Uma biografia musical.

Pedro Longes é cantor, compositor, instrumentista e educador, com trabalhos que dialogam com a música popular brasileira, a música erudita e sonoridades latino-americanas.

Com quatro discos lançados, Conexión (2015), Longes Canta Spinetta (2018), Canções de Amor e Solidão (2021), este indicado em duas categorias ao Prêmio Açorianos de Música 2021, e Sinestesias (2021), realizou diversos shows, inclusive no Chile, lugar em que viveu e estudou música durante quatro anos.

Serviço
Show de Arthur de Faria e Pedro Longes no Ecarta Musical
Sábado, 9 de março, 18h – Entrada franca
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre).
Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube

Comentários