CULTURA

Cristiano Fretta lança seu novo romance em Porto Alegre

Correr na chuva discute a dimensão existencial do homem contemporâneo e aborda problemas como racismo, machismo, violência policial e privilégios sociais
Por Bárbara Neves / Publicado em 4 de abril de 2024

 

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

No próximo sábado, 6 de abril, será lançado no Chalé da Praça XV, no Centro Histórico de Porto Alegre, o quarto livro do escritor Cristiano Fretta. Trata-se do romance Correr na Chuva, que trata sobre a busca do passado do personagem principal.

A obra é narrada por Davi, um professor de história porto-alegrense. Atormentado pelas lembranças de sua infância, especialmente pela morte do pai, o protagonista embarca em uma busca pela reconstrução de seu passado, com a ajuda de um aluno. Nessa jornada há muito álcool, dúvidas e, sobretudo, descobertas. A obra oferece profundas discussões sobre a dimensão existencial do homem contemporâneo e aborda problemas como racismo, machismo, violência policial e privilégios sociais.

Cristiano Fretta é mestre em Letras pela Ufrgs, escritor, músico e professor de Literatura e Língua Portuguesa em escolas privadas de Porto Alegre. É autor das obras Chão de areia, Tortos caminhos e Crônica de um mundo ausente (prêmio Livro do Ano 2023, pela Associação Gaúcha de Escritores). Também é colaborador de diversas revistas e jornais – como Revista Parêntese, Extra Classe e Literatura RS – além de ser editor e colunista do Zona Norte Jornal.

Confira um trecho da obra:

“Pai, eu gostava daqueles churrascos de domingo na casa da vó Martha. Tu estavas sempre falando alto e rindo: as piadas e os trocadilhos saíam automaticamente de tua boca. Tu sempre ficavas responsável por assar a carne e o fazias muito bem na churrasqueira que era a metade de um latão. Primeiro, eram as moscas a rondar o vermelho da costela e do vazio sobre a tábua de madeira improvisada em cima do tanque. Depois, era o barulho do carvão caindo sobre a lata e a seguir, o fogo sendo aceso e os espetos equilibrados com calma. Esperávamos com uma fome que aumentava com o cheiro de carne assada. À mesa bamba debaixo da parreira, minha mãe, tia Tereza e vó Martha iam trazendo os pratos, saladas, arroz e copos. Eu levava quase sempre uma velha bola de futebol, que ficava chutando contra o lado da casa.”

Serviço:

O quê? Lançamento do livro de romance “Correr na Chuva”(Patuá, 425 páginas) escrito por Cristiano Fretta.
Quando? Sábado, 6 de abril, às 18h.
Onde? Chalé da Praça XV (Praça Quinze de Novembro, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre).

Bárbara Neves é estagiária de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de César Fraga.

Comentários