ECONOMIA

Lula visita centro de pesquisa de empresa de tecnologia em Xangai

Em viagem à China para a posse de Dilma Rousseff no banco dos Brics, presidente brasileiro se encontra com empresários e assinará 20 acordos bilaterais com o Xi Jinping
Por Gilson Camargo / Publicado em 13 de abril de 2023

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Em Xangai, Lula conheceu projetos de teconologia e inovação e visitou motadoras de automóveis elétricos subsidiadas pelo governo

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Após uma visita ao centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa de tecnologia Huawei, em Xangai, nesta quinta-feira, 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informou que a multinacional com 25 anos de atuação no Brasil, reafirmou o compromisso de trabalhar numa perspectiva de longo prazo para o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis no país.

A cooperação seria por meio de parcerias com foco em conectividade, inclusão digital, educação, saúde e reindustrialização.

O presidente brasileiro desembarcou em Xangai na noite de quarta-feira, em seu primeiro compromisso de sua visita à China. Nesta quinta-feira, Lula participou, em Xangai, da posse da ex-presidente Dilma Rousseff na presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos Brics (bloco que reúne Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul.

Na sexta-feira, em Pequim, ele se reúne em uma cerimônia aberta com o presidente da China, Xi Jinping, com quem deve assinar cerca de 20 acordos bilaterais, e encontros com lideranças políticas e empresários locais.

Amarras do dólar

Durante a cerimônia de posse de Dilma na presidência do NBD, Lula mencionou a possibilidade de financiamentos sem “as amarras do dólar” e afirmou que os países em desenvolvimento não podem virar reféns dos credores.

“O Novo Banco de Desenvolvimento tem um grande potencial transformador, na medida em que liberta os países emergentes da submissão às instituições financeiras tradicionais, que pretendem nos governar, sem que tenham mandato para isso”, afirmou.

Na visita à planta da multinacional, Lula assistiu a uma apresentação sobre a quinta geração da internet móvel (5g) e soluções em telemedicina, educação e conectividade e experimentou óculos de realidade virtual.

Em comunicado, a Presidência da República informou que a Huawei reforçou o compromisso de desenvolver parcerias de longo prazo para o desenvolvimento sustentável do Brasil em ações de conectividade, inclusão digital, educação, saúde, reindustrialização e meio ambiente.

“A apresentação mostrou, por exemplo, conquistas em projetos de conectividade digital em zonas remotas da Amazônia e ações para conectar escolas públicas e interligar setores de segurança”, destacou.

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Na cerimônia de posse de Dilma na presidência do Novo Banco de Desenvolvimento, Lula citou a possibilidade de financiamento sem as amarras do dólar

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Veículos elétricos para o transporte público

Após a visita, Lula esteve com o líder da empresa de veículos elétricos BYD, Wang Chuanfu. A empresa produz ônibus elétricos e está negociando uma fábrica de automóveis elétricos em Camaçari, na Bahia.

Segundo o Planalto, a montadora lembrou que políticas públicas chinesas deram ao país “uma indústria forte de veículos elétricos” e ampliação de sua adoção, tanto de carros de passeio como ônibus de transporte público.

Em seguida, Lula, acompanhado por ministros de estado e governadores que estão na comitiva, se reuniu com o presidente do conselho da China Communications Construction Company (CCCC), Wang Tongzhou. Segundo a Presidência, essa é a maior empresa de construção civil na China e, no Brasil, investe em obras de infraestrutura como a construção da ponte entre Salvador e Itaparica, na Bahia.

“O presidente da CCCC expressou seu desejo de aumentar a cooperação entre empresas brasileiras e chinesas. Wang Tongzhou também propôs a criação de mecanismos de troca direta entre o yuan (moeda chinesa) e o real para facilitar transações financeiras entre os dois países”.

Essa é a quarta visita internacional de Lula após a posse neste terceiro mandato. O presidente já foi à Argentina, ao Uruguai e aos Estados Unidos. Ao retornar, no sábado, o avião presidencial pousará em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma visita oficial.

Comentários