EDUCAÇÃO

Notas

Publicado em 8 de setembro de 1997

Revisitando o Positivismo

É o seminário promovido pelo curso de Estudos Sociais do La Salle e de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de 3 a 7 de novembro, com 20 horas/aula. O encontro será sempre às 18 horas, no La Salle, Av. Victor Barreto, 2288, em Canoas.

Fora do ar

Apenas 50% das 42 mil escolas que receberam verbas do Ministério da Educação para comprar TV, antena parabólica e vídeo, está usando os equipamentos para reciclar professores ou melhorar a qualidade das aulas. O TV Escola, que consumiu R$ 79 milhões, é um programa do MEC para treinamento de professores criado em 1995, com o objetivo de atingir 700 mil educadores. Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aponta que só 47% das escolas seguem o programa. O MEC planeja corrigir o problema em 98, criando centros para capacitar os professores a usar computadores em sala de aula. Muitos professores não sabem nem usar o equipamento de vídeo.

Congresso de Educação

De 6 a 9 de novembro acontece em Belo Horizonte, com o tema Educação, Democracia e Qualidade Social – consolidando o Plano Nacional de Educação, o II Coned, que homenageará Paulo Freire e a todos que lutam e lutaram pela educação pública. Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria Executiva do Congresso organizado pela ANDES e CONTEE, no telefone (031) 226.4752 e/ou fax 273.7304.

CEEd em novo endereço

Depois de seis anos instalado provisoriamente no 7º andar do edifício sede do IPE, o Conselho Estadual de Educação (CEEd) retorna ao antigo prédio da Secretaria de Educação, localizado na Rua Carlos Chagas, 55. Com a transferência, mudaram também os telefones para 225.5313 e 225.5443.

Encontro da educação

Dias 2, 3, 4, de outubro acontecerá, em Porto Alegre, o 8º Encontro Estadual de Educação e a 4ª Jornada Latino-Americana de Educação. Na pauta, análise da conjuntura e educação, LDB, municipalização e plano de carreira, concepção e mecanismos de gestão democrática. O encontro e a jornada são promoções do Cpers/ Sindicato, com apoio do Sinpro/RS, Smed, Atempa, Adergs, Aiergs, Aoergs e Assers. Informações e inscrições na sede do Cpers – Av. Alberto Bins, 480 – 9º andar, fone (051) 221.5822.

Comentários