EDUCAÇÃO

Competências são tema de seminário

Publicado em 26 de setembro de 2001

Philippe Perrenoud e Monica Gather Thurler, professores da Universidade de Genebra e pesquisadores do Ministério da Educação suíço, estiveram em Porto Alegre, nos dias 17 e 18, de agosto participando do seminário internacional As Competências para Ensinar no Século 21: a Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação.

Os dois educadores são conhecidos por suas propostas vanguardistas sobre a avaliação de alunos e as competências necessárias aos professores, que atualmente embasam todos os programas de formação de educadores e da reforma educacional do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, o que é, de certa forma, curioso, já que os suíços consideram as realidades entre os dois países absolutamente distintas. O contraponto aos convidados ficou por conta da intervenção da professora da PUC Darli Collares, que questionou o quanto a abordagem das competências consegue abranger professores e alunos em situações concretas. “Demonstro esta preocupação, pois muitas vezes o tema das competências, é apresentado como uma ruptura epistemológica com as teorias estabelecidas, mas por outro lado quero saber em que ponto podem convergir com os ensinamentos de Paulo Freire e Piaget, já que ambos não mencionaram tal viés em suas obras”. A resposta veio em seguida. Tanto Perrenoud como Monica destacaram a importância dos dois pensadores e explicaram o aspecto multidisciplinar da questão das competências, argumentando não serem as abordagens excludentes umas em relação às outras.

Perrenoud abordou o aspecto         multidisciplinar da questão das competências

Monica: importância de Paulo Freire e Piaget

 

 

 

 

 

 

No decorrer do seminário, outros temas foram abordados, como A Formação dos Professores, que discutiu a postura do educador e quais competências e habilidades devem ser desenvolvidas para que um profissional passe a ser qualificado e valorizado; Competências para Ensinar e Aprender, Os Desafios da Avaliação de Alunos e de Professores e Questões da Avaliação no Brasil. Na passagem por Porto Alegre e São Paulo, os pesquisadores também divulgaram suas obras pela Artmed Editora: Monica lança o novo título Inovar no Interior da Escola; Perrenoud apresenta ao mercado brasileiro A Pedagogia na Escola das Diferenças e Formando Professores Profissionais: Quais Estratégias? Quais Competências?, organizado por Philippe Perrenoud em conjunto com Léopold Paquay, Marguerite Altet e Évelyne Charlier.

 

 

 

Comentários