EDUCAÇÃO

Cresce sindicalização na Educação Superior

Publicado em 29 de maio de 2006

A Campanha de Sindicalização 2006 atingiu a marca de 741 novos sócios, conforme relatório divulgado no último dia 28 de abril. Destes, 434 (34,6%) são provenientes de escolas do interior do Estado e 307 (32,3%) da Capital e Região Metropolitana. São provenientes da Educação Superior 270 novas sindicalizações, número que representa 36,39% de novos associados.

“ Os números revelam o crescimento do processo de sindicalização. Em dois meses, esses quase 800 novos sócios representam um terço do desafio a que o Sindicato se propôs”, afirma o diretor do Sinpro/RS, Amarildo Pedro Cenci. “É uma grata surpresa também o número expressivo de novos sócios provenientes da Educação Superior, assim como a grande adesão de professores já sócios, engajados em sindicalizar. E tudo isso acontece em um momento em que as energias do Sindicato estão focadas principalmente na negociação salarial e definição da Convenção Coletiva 2006. Os professores também estão com sua atenção voltada para a Campanha Salarial, e mesmo assim isso não atrapalha a adesão de novos sócios.”

O professor Volney Oliveira Tavares, que atua no Colégio Metodista União, de Uruguaiana, foi um dos professores sócios que mais se destacou na campanha deste ano. Ele, sozinho, sindicalizou 16 colegas. “Sempre fui muito participativo nas atividades do Sindicato. Justamente por isso, tenho consciência de que quanto mais sócios, mais força o Sindicato terá, principalmente nas negociações”, afirma. Volney recebeu como brindes da campanha um aparelho de DVD e cinco garrafas térmicas personalizadas do Sinpro/RS. A estréia do aparelho, ao lado da família, foi com o filme O professor. Ele afirma que as premiações são um incentivo, mas não o principal. Distribuiu as garrafas entre os colegas.

Com o slogan “Seja professor por inteiro”, a Campanha de Sindicalização, realizada anualmente, foi lançada no dia 1º de março e tem como meta associar 2.200 docentes. Dos 29.354 professores do ensino privado, atualmente mais de 50% integram o quadro social do Sindicato. “Conclamamos todos os colegas a se incorporarem nesse projeto de Sindicato que se qualifica cada vez mais na oferta de bons serviços aos seus sócios e se empenha na defesa dos direitos dos professores do ensino privado”, conclui Cenci.

Comentários