EDUCAÇÃO

Nova lista divulgada em setembro

Publicado em 31 de outubro de 2010

O Sinpro/RS divulgou em setembro o levantamento do segundo semestre de 2010 sobre a quantidade de alunos por turma na rede privada de ensino do Rio Grande do Sul. A lista das escolas que excedem o limite proposto pelo Sindicato está disponível no site www.limitedealunosporturma.com.br. No primeiro levantamento, realizado em maio, foram identificadas centenas de turmas com excesso de alunos, o que resultou em denúncia pública dessa prática. Várias instituições de ensino se comprometeram em ajustar turmas com excesso de alunos já neste ano, tendo como orientação a proposta de limitação de estudantes por turma apresentada pelo Sinpro/RS ao Sinepe/RS nas negociações coletivas de 2010.

CAMPANHA – O Sindicato lançou em maio deste ano campanha pública pela limitação do número de alunos por turma. O objetivo é chamar a atenção da comunidade gaúcha para a realidade deste problema no Estado e de seus reflexos na qualidade da educação e na saúde dos professores. A iniciativa foi tomada após mais uma negativa da direção do Sinepe/RS em estabelecer, na Convenção Coletiva de Trabalho, a limitação do número de estudantes por turma. Em pesquisa realizada pelo Diesat, entre 2008/2009, o excesso de alunos por turma foi apontado como uma das causas do adoecimento dos professores do ensino privado gaúcho.

DIÁLOGO – O Sindicato incluiu a reivindicação na Pauta Preliminar, enviada ao Sinepe/ RS no último dia 17 de setembro, e está retomando os contatos com as direções das instituições, buscando uma sensibilização para a superação do problema.

Comentários