EDUCAÇÃO

Professores fecham acordo

Publicado em 31 de outubro de 2010
Ato público reuniu professores e alunos da Uergs na capital

Foto: Igor Sperotto

Ato público reuniu professores e alunos da Uergs na capital

Foto: Igor Sperotto

Os professores da Uergs aprovaram em assembleia do Sinpro/RS e Aduergs dia 27 de setembro acordo coletivo 2010. Além da renovação das cláusulas de condições de trabalho, destaca-se a reposição do INPC, de 4,77%, retroativa a março, reajuste do vale-refeição (R$ 14,43) e pagamento de 15 vales adicionais até fevereiro de 2011 a título de reconhecimento das perdas ainda não repostas e dia do professor usufruído no dia 11 de outubro. Foi ainda acordado na negociação a imediata nomeação de todos os professores concursados e em condições de assumir. “Quanto ao Plano de Carreira, o assunto ficou adiado devido às questões políticas eleitorais, mas houve, por parte dos negociadores do governo, o reconhecimento de que a Uergs é a única instituição estadual sem Plano de Carreira definido”, ressalta Amarildo Cenci, Diretor do Sinpro/RS.

Mobilização – O mês de setembro foi marcado pelo retorno da mobilização dos professores, alunos e funcionários da Uergs pela sua revitalização. No dia 9 de setembro um ato público reuniu cerca de 200 pessoas em frente ao Palácio Piratini, no centro de Porto Alegre, com caminhada até a reitoria da Universidade. Os docentes reivindicaram, principalmente, a posse da nova reitoria eleita em julho, bem como a nomeação dos docentes concursados e a implantação de um Plano de Carreira dos técnicos e docentes.

“O ato mostrou a força da Uergs. Lamentamos apenas ter que dispensar tanta energia em temas básicos para funcionamento da Universidade”, destacou Fernando Guaragna, professor e reitor eleito da Universidade. A eleição foi homologada pelo Conselho Superior Universitário no dia 6 de agosto. A homologação está na Secretaria de Ciência e Tecnologia aguardando ato de posse pelo governo do estado.

 

Comentários