EDUCAÇÃO

Armas, mobilidade e questões da Educação

Publicado em 28 de agosto de 2011

Revista Textual

Not available

Not available

As armas de fogo e a segurança pública são destaque de capa da 14ª edição da Revista Textual, publicação semestral do Sinpro/RS, que circula na segunda quinzena de agosto. O ensaio é assinado pelos especialistas em Ciências Criminais Rodrigo Moraes de Oliveira e Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo. Eles argumentam que, resguardado o direito à legítima defesa, nada sustenta o mito do “cidadão de bem” armado em contraposição à maioria da população, que não tem acesso aos serviços mínimos de segurança. Outro tema polêmico, a saturação do espaço e o problema da mobilidade e da acessibilidade é abordado pelos arquitetos Mario dos Santos Ferreira e Suzana Costa Barboza.

Na editoria O professor e o mundo da escola, o panorama salarial do magistério no estado é abordado pela economista do Dieese Ecléia Conforto. Ela traça um paralelo entre as políticas salariais do magistério no setor público e do município de Porto Alegre e dos professores do ensino privado. No artigo sobre a importância do cumprimento das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho pelas instituições de ensino, a advogada Luciane Webber Toss ressalta a atuação do Ministério Público do Trabalho na garantia aos direitos dos trabalhadores.

As contradições con-tidas no novo Plano Nacional de Educação e o seu distanciamento da realidade educacional do país são tema de artigo assinado pelo doutor em Educação e professor da Feevale e do IPA, Gabriel Grabowski, e pelo professor da UPF e diretor do Sinpro/RS, Amarildo Cenci. Ainda na editoria Dinâmica do meio educacional, uma avaliação sobre as alterações legislativas no regime do reconhecimento de entidades beneficentes de assistência social, em artigo do professor de Direito do MP, Bruno Miragem.

A íntegra da edição estará disponível para download e visualização em versão flip em  www.sinprors.org.br/textual, com acesso ainda às edições anteriores.

Comentários