EDUCAÇÃO

Livro aborda Planos de Carreira Docente

Publicado em 6 de outubro de 2012

sid_1

Not available

Not available

A experiência do Sinpro/RS na negociação com as Reitorias das instituições privadas para a implantação dos Planos de Carreira dos professores nos últimos dez anos será publicada no livro Plano de Carreira Docente – Questão estratégica no ensino superior privado (Carta Editora, 124 páginas), de autoria do diretor do Sinpro/RS, Marcos Julio Fuhr, e do advogado Henrique Stefanello Teixeria, integrante do departamento jurídico da entidade.

A obra sintetiza o envolvimento do Sindicato com a luta da categoria pela definição da carreira docente e também para demonstrar que o Plano de Carreira, requisito para a autonomia didático-pedagógica das instituições, tem importância estratégica para as faculdades, centros universitários e universidades.

“A política desenvolvida pelo Sinpro/RS retirou o PCD da condição de atributo institucional, unilateralmente instituído para incorporá-lo na dinâmica da relação contratual e do funcionamento das instituições. O envolvimento do Sindicato com o tema do PCD enfrenta e supera a condição de requisito formal e burocrático que a tímida legislação educacional reserva ao assunto, retirando-o da condição de atributo institucional, unilateralmente instituído, para incorporá-lo na dinâmica da relação contratual e do funcionamento das instituições”, ressalta Marcos Fuhr. O livro traz a análise da Legislação Educacional relativa aos PCDs, jurisprudência, estudos de casos e um modelo de Plano de Carreira para consulta de professores, advogados e gestores de instituições de Ensino Superior.

Comentários