EDUCAÇÃO

Aprovadas emendas do Rio Grande do Sul

Publicado em 13 de novembro de 2013

Entre os dias 4 a 6 de outubro aconteceu em Porto Alegre a etapa estadual preparatória da Conferência Nacional de Educação 2014 (Conae). No encontro, foram aprovadas as emendas ao texto base da Conae e escolhidos os 125 delegados que representarão o Rio Grande do Sul no próximo ano, em Brasília. O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) teve dez delegados eleitos e integrou os debates defendendo o pagamento da atividade extraclasse, a limitação do número de alunos por turma e o plano de carreira para a educação básica e superior, entre outros pontos. O Sindicato participou também da coordenação do Fórum Estadual de Educação, que organizou a Conferência.

Os participantes discutiram temas que ligam a educação à diversidade, trabalho e desenvolvimento sustentável, gestão democrática, valorização dos professores e profissionais de educação, entre outros assuntos que compõem os sete eixos temáticos da Conae. Uma das principais discussões envolveu a organização do Plano Nacional de Educação (PNE) e o Sistema Nacional de Educação (SNE), fundamentais para a regulamentação da educação privada com regras e exigências de qualidade idênticas às aplicadas à rede pública, proposta defendida por diversas entidades nacionais de educação. A Conae 2014 será realizada de 17 a 21 de fevereiro e apresentará um conjunto de propostas que deve subsidiar a implementação do PNE.

Os delegados do Sinpro/RS da educação superior são Antonieta Beatriz Mariante, Amarildo Pedro Cenci, Marcos Kammer e Márcia dos Santos Caron; da educação básica, Celso Floriano Stefanoski, João Paulo Reis Costa, Angela Isabel Dillenburgo e Margot Johanna Capela Andras; da educação profissional, Cássio Felipe Galvão Bessa e Luciano Guedes.

Comentários