EDUCAÇÃO

Daisson Portanova: Aposentadoria especial do professor em debate

No último dia 19 de março, foi realizado um debate jurídico na Contee sobre a aposentadoria especial do professor – matéria que foi objeto de reformas previdenciárias
Por Daisson Portanova / Publicado em 10 de abril de 2014

Aposentadoria dos professores

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

No último dia 19 de março, foi realizado um debate jurídico na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) sobre a aposentadoria especial do professor – matéria que foi objeto de reformas previdenciárias, sendo suprimido o direito da aposentadoria especial do professor sob a alegação de não mais existir tal proteção.

Esse embate foi iniciado em pleno processo de abertura política, mais precisamente no início dos anos 1980, quando os professores tinham garantido a aposentadoria especial; entretanto, em norma administrativa, e não havida a proteção por lei federal ou mesmo pela Constituição.

O movimento, à época, buscou garantir a todos os professores a tutela em norma federal baseado nos agentes agressivos à saúde, especialmente na penosidade.

A luta da organização sindical obteve notável vitória ao ser inserida na Constituição Federal, através da Emenda Constitucional nº 18, de 1981, sendo declarada por todos os deputados a necessidade de haver proteção legislativa para tutelar o direito dos professores.

Sabidamente, hoje, após as reformas constitucionais promovidas depois da Constituição Cidadã, a linha de argumentação econômica prevalece aos preceitos sociais, tendo como foco a extinção gradual de direitos sociais, mais especificamente em relação às aposentadorias especiais, da qual sofrem os professores, verdadeira restrição de direitos e acesso a este benefício.

O debate levado pelo Sinpro/RS e Apaepers à Contee foi no sentido de retomar a bandeira deste direito, do qual foram alijados todos os professores, mais ainda aqueles exercentes das atividades nos ensinos fundamental e médio, cuja penosidade nos é tão peculiar e presente.

Para tanto, propomos engajamento no plano organizativo para propor a retomada dos debates em todas as esferas de poder, não só no Judiciário, cuja luta tem sido infrutífera, mas também retomar o debate no Congresso Nacional e sensibilizar o governo federal o quão penosa é a atividade do professor.

 

Daisson Portanova é advogado da Apaepers, Portanova Advogados/Mota & Advogados

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