EDUCAÇÃO

Sindicato quer garantir verbas rescisórias

Fechamento de duas instituições de ensino em Erechim mobilizou o Sindicato para assessorar professores na manutenção de seus direitos rescisórios
Professores do IPA e Americano suspendem paralisação / Publicado em 11 de março de 2020

Foto: FAE/Arquivo/Divulgação

Foto: FAE/Arquivo/Divulgação

No dia 19 de fevereiro, o Sinpro/RS realizou reunião com os professores da Faculdade Anglicana (FAE) e do Colégio Barão do Rio Branco, de Erechim, para tratar dos desdobramentos do fechamento das instituições, anunciado no início deste ano pela mantenedora, e para deliberar os encaminhamentos necessários para assegurar a integralidade dos direitos rescisórios, FGTS e salários pendentes dos 114 docentes da instituição.

Na ocasião, a Assessoria Jurídica do Sinpro/RS também esteve reunida com o juiz da 3ª Vara do Trabalho de Erechim, responsável pela condução e julgamento da Reclamatória Trabalhista que visa ao pagamento das verbas rescisórias dos professores.

“A iniciativa do Sindicato, somada a outros contatos realizados com a Justiça de Erechim, objetiva demonstrar para a Justiça da necessidade de resolução do problema, com a maior brevidade possível, tendo em vista a natureza alimentar dos valores devidos aos professores rescindidos”, explica Cássio Bessa, diretor do Sindicato.

As assessorias jurídicas do Sindicato, da Faculdade e do Colégio também se reuniram. Na oportunidade, foi questionada e reiterada a necessidade da juntada de documentos, referentes às rescisões dos professores. A Justiça determinou um prazo de 48 horas, que foi prorrogado para cinco dias para que as instituições confeccionassem os documentos para agilizar a liberação do saldo de FGTS e encaminhamento do seguro-desemprego. O prazo encerrou no dia 3 de março (fechamento desta edição).

Comentários